Sob essa perspectiva, cabe discutir a respeito da desigualdade social como um desses obstáculos. Como validação do discurso, a série brasileira "3%" abrange um universo dividido em dois polos: o mar alto e o continente, futurístico e precário, respectivamente. Fora das telas, a realidade brasileira não se distancia desse cenário, afinal, segundo o IBGE, um quarto da população vive na pobreza e em constante luta por um prato de comida, diferentemente de outra parcela - reduzida a 20% - que possui acesso consistente à tecnologia. Dessa forma, a sedimentação da IoT no Brasil é mantida em segundo plano, já que grande parte desse povo marginalizado nem sequer tem acesso à internet. Logo, para avançar, é preciso parar de regredir.
Em somatório, é importante compreender a história brasileira e o seu atraso tecnológico, também, como um desafio. Para isso, faz-se necessária a lembrança da Revolução Industrial, na qual, enquanto países - como a Inglaterra - se desenvolviam, o Brasil era uma colônia comodista em meio à produção manufatureira latifundiária. Nessa cronologia, é entendível que um dos motivos do atual retardo nacional em relação às potências mundiais (em exemplo, o Japão) vem desde as raízes, passado esse que transformou uma das maiores economias do século XVII em uma desestruturada no atual XXI. Ademais, tal conjuntura também é resultado da má gestão atemporal dos governos, a qual segue distanciando a educação tecnológica do povo, por conta da falta de investimentos assertivos nesse setor. Assim, a história explica e o presente comprova.
Dessarte, medidas devem ser tomadas para atenuar a problemática. Por isso, os Ministérios da Economia e Educação, aliados à VIVO e à Claro, devem criar a campanha "Tecnologia para fora da bolha", por meio da distribuição gratuita de wi-fi em comunidades e, também, de um plano econômico desenvolvedor de empresas - com enfoque na IoT - que destinem, pelo menos, 70% dos empregos à população de baixa renda. Além disso, com o mesmo objetivo de difundir a internet e as suas ferramentas pela nação, seria introduzida a disciplina "Ensino Tecnológico" - ministrada por técnicos-informacionais - nas escolas públicas e privadas. Em efeito, o "iToilet" tornar-se-á comum no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.