Primeiramente, conforme diz o artigo 3° da lei de 3 de janeiro de 1967, é proibido o comércio de espécies da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem a sua caça ou destruição, tendo como pena prevista reclusão de 2 a 5 anos; porém, é evidente que o Estado não faz seu cumprimento, visto que, 38 milhões de animais silvestres são retirados de seu habitat, por ano, apenas no Brasil. Além de apresentar uma ameaça à biodiversidade brasileira, o fator supracitado põe em risco a saúde pública, uma vez que esses animais podem portar de doenças transmissíveis a humanos.
Em segundo lugar, é indiscutível que boa parte da população brasileira não detêm conhecimento sobre a conscientização ambiental — noção dos danos e da exploração que a natureza sofre por parte da humanidade. Uma pesquisa realizada em 2016, mostra que 7% dos entrevistados domesticam animais silvestres; entre os que não possuíam, 38,4% pretendiam obter.
Dado os fatos, é dever do governo destinar verbas à aprimoração das fiscalizações, como também, endurecer a pena prevista para quem violar o regulamento de proteção à fauna; ademais, cabe ao MEC incluir "conscientização ambiental", como disciplina, na grade curricular para que os estudantes sejam educados sobre o assunto, e venham a informar conhecidos, da mesma forma. Deste modo, seremos uma sociedade conscientizada que preserva suas riquezas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.