Precipuamente, é fulcral pontuar a falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar social da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta baixa fiscalização e punição dos traficantes, o Brasil ainda se encontra com o maior índice de tráfico de animais silvestres do Mundo, o que ocasiona um desiquilíbrio ambiental e a extinção de inúmeras espécies localizadas na flora brasileira. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a influência midiática como promotora do problema. No filme infantil ´´Madagáscar´´ os animais silvestres são capturados de seus habitats naturais para serem expostos em um zoológico público. Partindo desse pressuposto, é notório que, no país, a internet possui uma forte influência no aumento do tráfico de animais, facilitando dessa forma, a ação criminosa dos traficantes, que abusam das mídias sociais, criando perfis fakes e realizando o crime disfarçadamente. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a web contribui para a perpetuação desse quadro.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o tráfico de animais silvestres, necessita-se urgentemente que, o Tribunal de Conta da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, será revertido em ações sociais nas escolas, que visem conscientizar as pessoas sobre a educação ambiental e a sua importância para o ecossistema. Desse modo, atenuar-se em médio e longo prazo, o impacto nocivo da desinformação, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada