Em primeiro lugar, a negligência do Estado, no que tange o tráfico de pessoas. Sobre isso, o filósofo Friedrich Hegel afirma que é função do Estado proteger seus “filhos”. Todavía, verifica-se que tal cuidado não contempla a massa populacional devidamente, já que a ausência de políticas públicas em relação ao incentivo de projetos de prevenção a comercialização de pessoas. Como resultado desse descaso estatal, as crianças e adolescentes ficam a mercê da exploração e, assim, o comércio de pessoas ganha contornos para sua continuidade, o que expressa de forma lamentável o corpo social sendo distante do bem-estar idealizado por Platão.
Além disso, vale considerar que a omissão midiática também agrava o problema. Isso ocorre, principalmente,porque, segundo o escritor George Orwell “a mídia controla a massa”. Nesse prisma, a afirmativa do autor confirma o papel influente da mídia no comportamento social, de tal forma que seu silêncio sobre conceitos básicos de segurança alimenta a ignorância social ao lidar com o assunto. Como efeito dessa carência de informações por parte da mídia- que não aborda de maneira facilitada do que se trata, como se manifesta e como proceder-, as mulheres ficam a mercê das consequências relativas ao problema, como, por exemplo, do trabalho escravo. Com isso, o assunto é deixado em segundo plano nas discussões e ações políticas e, então, fica fadado a extinção.
Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para abrandar o desafios no combate ao tráfico de pessoas no Brasil. Para tanto, compete ao Estado - responsável pelo bem comum - investir na criação de novas políticas públicas, por meio de verbas governamentais, com o fito de garantir maior amparo as mulheres, crianças e adolescentes e o cumprimento do cuidado hegeliano. Outrossim, cabe a mídia - como principal veículo informacional do país - promover campanhas publicitárias bem direcionadas, por meio das redes sociais e televisivas para maior alcance popular, no intuito de informar devidamente a sociedade sobre o assunto e, assim, tirá-lo do campo da invisibilidade. Feito isso, será possível uma melhora no quadro e , de fato, o grupo social poderá se aproximar da qualidade de vida descrita por Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.