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Por amilca
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O Brasil é um país conhecido mundialmente por suas belezas naturais, incluindo a sua fauna que contém diversas espécies de animais exóticos como a arara-azul, o mico-leão-dourado e a onça-pintada. Há séculos, criar estes seres vivos era sinônimo de riqueza, sendo comum encontrá-los nos mais diversos palácios ao redor do globo, porém nos dias atuais a criação de animais silvestres em ambiente doméstico ou a comercialização deles é considerado crime. Apesar de haver uma lei especifica para o caso, ainda é alto o seu número de incidência, visto que há pouca divulgação sobre o assunto e que há pequeno número de fiscalizações sobre a temática.
Pouco é noticiado sobre a apreensão de animais silvestres, sendo mais comum os casos relacionados com a pesca de peixes e crustáceos, levando, assim, ao entendimento da população de que apenas as ocorrências com estes seriam válidas para as denúncias, porém como já citado anteriormente, independente da espécie, a criação de animais silvestres em meio doméstico e a sua comercialização também são caracterizados como crime e estes fatos ocorrem de forma frequente, principalmente no interior dos Estados e nas áreas metropolitanas, com a venda de pássaros e macacos em feiras, ou por meio de portais de vendas virtuais. Acredita-se que, com a divulgação desses casos, seria mais fácil haver a consciência dos cidadãos sobre estas práticas ilícitas.
Ademais, há locais, como no Nordeste do país, em que o número de eventos relacionados a esta problemática são altos, porém, por causa de costumes locais, pouca infraestrutura ou a falta de órgãos especializados que tratam de temas ambientais há pouca aplicação da lei, promovendo, assim, a impunidade sobre aqueles que não a respeitam. Animais estão sendo extintos, mas as estatísticas demonstram que há poucas ocorrências nas delegacias, isto ocorre pela falta de fiscalização, pois, se esta estivesse ocorrendo de forma regular, seria possível observar que os casos de sumiço dos seres silvestres aqui retratados estão interligados com a ilegalidade.
Portanto, fica claro que é preciso esclarecer aos cidadãos sobre do que se trata o tráfico de animais silvestres, quem pode ser responsabilizado, até que ponto criar estes animais é crime e como obter a autorização do IBAMA para a criação destes seres. Sendo assim, percebe-se que estas são questões que poderiam ser respondidas com a educação nas escolas sobre a referida temática, aumento do número de campanhas em massa nas mídias, como rádio e televisão, com o número para denúncias, a criação de unidades especializadas em todas as regiões do país, aumento na contratação de fiscais e melhoria no treinamento destes, o que ajudaria a diminuir a incidência de crimes relacionados a tráficos de animais em meio social do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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