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Por fchagassil
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Os desafios para o incentivo do hábito da leitura no Brasil, configura- se um problema atual. Devido a alta dos preços dos livros é comumente visto que a sociedade não adere ao hábito da leitura, o que favorece a redução do consumo de livros. Além disso, por consequência da metodologia de ensino que apresenta a leitura apenas como parte complementar do currículo escolar obrigatório, consequentemente, está problemática é impulsionada.


O preço dos livros são julgados como exorbitantes, o que favorece a redução de seu consumo. Todavia, se comparado com outros bens e serviços, cabe citar, pacotes de dados e internet, assinaturas mensais de filmes e séries, o seu valor monetário não é alto. O filósofo político e cientista norte-americano, Benjamin Franklin, afirmou certa vez, “se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância”. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que hodiernamente inseriu-se a inábil cultura de que ler um livro é menos interessante, que assistir um filme, série ou acessar as redes sociais.


Outrossim, faz-se mister, ainda, salientar que o método aplicado por algumas escolas colabora para essa contrariedade. Como enfatizado por Paulo Freire, escritor e educador brasileiro, se a educação por sua conta não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade mudará. Nesse sentido, é cabível frisar que a visão da leitura nas escolas é distorcida, por consequência dos alunos a enxergarem como uma prática fatigante e monótona, atitude necessária apenas para agregar em seu rendimento acadêmico.


Por tanto, medidas são necessárias para esse problema. Para que os desafios ao incentivo da leitura no Brasil entre os jovens sejam solucionados, urge ao Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Privadas impulsionar a leitura nas escolas, por meio de campanhas educativas com palestras, gincanas e rodas de conversas, a fim de sensibilizar os alunos sobre importância do hábito de ler. Por fim, em tese, solucionando essa problemática, como também confirma as palavras de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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