Como consequência dessa realidade, é notável que a cultura digital, centrada na busca por status e números de seguidores, está relegando o conhecimento intelectual para um plano secundário. Isso fica evidente nos baixos índices de engajamento nas atividades extracurriculares propostas aos alunos ao longo de sua vida escolar. Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, cultivar o hábito da leitura se tornou uma verdadeira preciosidade. A leitura não apenas amplia o conhecimento, mas também aprimora as habilidades cognitivas e oferece um refúgio bem-vindo da rotina diária.
No entanto, promover esse hábito exige estratégias eficazes de atrair todas as faixas etárias. Além disso, a realização de sessões de conto de histórias pode despertar o interesse dos jovens, demonstrando que a leitura vai além das palavras impressas, estabelecendo uma conexão emocional envolvente com as tramas. A promoção do hábito de leitura exige um comprometimento holístico que abranja aspectos emocionais, físicos e intelectuais.
Ao adotar uma combinação de estratégias, como o uso de exemplos pessoais, a criação de um ambiente propício, a diversificação de gêneros literários, o estabelecimento de metas de leitura, a dedicação de tempo específico à leitura, o acesso facilitado a materiais de leitura, a prática de leitura compartilhada e a exploração das possibilidades tecnológicas, é possível cultivar o amor pela leitura. Ao fazer isso, abrem-se portas para um universo de descoberta, aprendizado e enriquecimento que ecoarão através das gerações.
Fomentar o hábito de leitura é uma missão que ultrapassa as barreiras geracionais e desafia o ritmo frenético do mundo contemporâneo. Por meio de abordagens criativas que desde a infância até a idade adulta, é plenamente viável transformar a leitura em uma atividade prazerosa e enriquecedora, promovendo assim um legado cultural que perdurará ao longo do tempo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada