Na novela “as aventuras de Poliana” o personagem João que mora no sertão do Ceará por influência do pai não freqüenta a escola, pois o mesmo relata ao filho que estudo não coloca comida na mesa, dissuadindo o menino do sonho de estudar o levando a trabalhar na lavora. É entendível que a realidade apresentada na trama não se distância da vida de muitos jovens, que deixam os estudos não só para trabalhar e prover para suas famílias como também pelo preconceito, grande parte dos analfabetos no país são negros ou pardos isso deriva de fatores sócios-historicos.
Segundo dados do Ministério da Educação o analfabetismos afeta 11 milhões de pessoas, sendo que 27% são pessoas com mais de 60 anos, a região com maior numero de analfabetos é a região nordeste também a mais pobre, tais dados se devem ao descaso do governo com a educação, que vem se agravando cada vez mais. Tal descuido vem gerando desemprego e fome, como também o aumento marginalização, assim com a frase de Paulo Freire “se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” sem a educação e falta de compromisso do poder publico com a população a realidade atual tende aumentar não contribuindo para o progresso do país.
É necessário que medidas sejam tomadas, tendo em vista os motivos supracitados sobre o analfabetismo no Brasil. É de deve do Ministério da Educação, por meio das verbas destinadas a educação construir novas escolas para possa atingir um numero maior de pessoas garantindo assim a educação de qualidade chegue para todos, também criar projetos para adultos e idosos sem escolaridade a fim de ajudá-los a aprender a ler e a escrever, garantir ao jovens auxilio para que não seja necessário deixar os estudos para trabalhar. Feito isso o Estado garante uma sociedade com direitos e mais democrática assim como estar na constituição federal .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada