A taxa de jovens entre 18 e 24 anos fumantes saltou de 7,4% em 2016, para 8,5% em 2017. Apesar do crescimento de pouco mais de um dígito, o número preocupa os médicos, afinal, adquirir o vício ainda jovem aumenta o tempo de exposição do organismo ao cigarro e com isso, também aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão, o segundo tipo mais comum em homens e mulheres no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Podemos citar a indústria da música, como uma das principais culpadas de, alavancar o número de tabagistas na geração mais recente. Um exemplo disso é a música, 102, da banda inglesa de pop rock, “The 1975''. Pode-se perceber no trecho, "estamos felizes novamente, fumei seis dos dez cigarros que eu comprei há apenas uma hora” a relação entre felicidade e tabagismo. Além disso, o vocalista, Matty Healy, mostra-se segurando um cigarro na capa de diversos álbuns da banda.
Além do problema relatado anteriormente, vale ressaltar que o consumo de cigarros acarreta, aproximadamente, um prejuízo de R$56,9 bilhões ao Brasil a cada ano. Deste total, R$39,4 bilhões são com custos médicos diretos e R$17,5 bilhões decorrentes da perda de produtividade, provocadas por incapacitação de trabalhadores ou morte prematura. Esses números são extremamente preocupantes, principalmente levando em conta a pandemia, que causou muito prejuízo além do colapso no sistema da saúde. A citação do Dr Drauzio Varella,exemplifica muito esta situação, "A dependência do cigarro produz cenas dramáticas, motivadas pelo interesse financeiro de meia dúzia de grupos multinacionais"
Desta forma, medidas devem ser tomadas para acabar com esse impasse. Logo, o ministério da saúde juntamente com o ministério da educação, devem promover palestras em escolas, que tenham como público-alvo alunos do ensino médio. Essas palestras devem ser conduzidas por especialistas no assunto e terão como finalidade alertar os malefícios do cigarro. Além disso as palestras serão disponibilizadas de maneira gratuita no site oficial do governo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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