O Governo de Goiás, juntamente como Sistema Único de Saúde (SUS), lançou um cartaz conscientizador com a seguinte frase: "Um herói de verdade nunca morre". Entretanto, para alguns indivíduos é difícil compreender que por mais que a vida acabe para o familiar falecido, a doação de seus órgãos pode salvar a vida de alguém que está na fila de transplante há anos. Isso se justifica pela falta do acesso à informação, já que esse comportamento é característico de pessoas que nunca tiveram contato com esse tema anteriormente. Como consequência, muitos parentes se negam a doar os órgãos do finado e a fila de transplante continua assustadoramente extensa.
Ademais, deve-se considerar o tempo de isquemia de cada órgão, pois determinadas partes do corpo possuem esse período, entre a retirada e a implantação, muito baixo. Ou seja, o sistema de saúde precisa viabilizar uma série de serviços para que as doações sejam realizadas com sucesso. Consequentemente, isso demanda infraestrutura dos hospitais e mobilização de instituições como a Força Aérea Brasileira para uma rápida entrega através de um veículo capacitado.
Conclui-se, portanto, que ampliar a doação de órgãos no Brasil exige ultrapassar as barreiras da ignorância e promover uma ágil e eficiente transplantação. Para isso, o Ministério da Saúde deve promover a difusão de campanhas como o Setembro Verde, buscando conscientizar a população sobre os benefícios da doação. Ademais, o Governo Federal deve pensar na necessidade de transporte rápido dos órgãos, através do investimento em serviços aéreos e na infraestrutura geral. Para que assim, milhares de brasileiros possam ter uma segunda chance de vida através da transplantação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.