Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#56602
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil possui 45 mil pessoas na fila de transplante. Ou seja, ainda que o país seja uma grande potência na doação (se comparado a outras nações), essa prática se mostra desproporcional quando associada ao número de habitantes, o que justifica a quantidade de brasileiros aguardando a transplantação. Portanto, cabe salientar quais os desafios enfrentados para a ampliação da doação de órgãos na sociedade brasileira.
O Governo de Goiás, juntamente como Sistema Único de Saúde (SUS), lançou um cartaz conscientizador com a seguinte frase: "Um herói de verdade nunca morre". Entretanto, para alguns indivíduos é difícil compreender que por mais que a vida acabe para o familiar falecido, a doação de seus órgãos pode salvar a vida de alguém que está na fila de transplante há anos. Isso se justifica pela falta do acesso à informação, já que esse comportamento é característico de pessoas que nunca tiveram contato com esse tema anteriormente. Como consequência, muitos parentes se negam a doar os órgãos do finado e a fila de transplante continua assustadoramente extensa.
Ademais, deve-se considerar o tempo de isquemia de cada órgão, pois determinadas partes do corpo possuem esse período, entre a retirada e a implantação, muito baixo. Ou seja, o sistema de saúde precisa viabilizar uma série de serviços para que as doações sejam realizadas com sucesso. Consequentemente, isso demanda infraestrutura dos hospitais e mobilização de instituições como a Força Aérea Brasileira para uma rápida entrega através de um veículo capacitado.
Conclui-se, portanto, que ampliar a doação de órgãos no Brasil exige ultrapassar as barreiras da ignorância e promover uma ágil e eficiente transplantação. Para isso, o Ministério da Saúde deve promover a difusão de campanhas como o Setembro Verde, buscando conscientizar a população sobre os benefícios da doação. Ademais, o Governo Federal deve pensar na necessidade de transporte rápido dos órgãos, através do investimento em serviços aéreos e na infraestrutura geral. Para que assim, milhares de brasileiros possam ter uma segunda chance de vida através da transplantação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#56843
As conquistas femininas no Brasil

No dia 8 de março comemora -se o dia Internacional da mulher, que é uma data simbólica, onde, procura-se mostrar a todos, referente à problemática que está em debate no momento, a luta das mulheres por equidade e respeito, podemos afirmar que, esse movimento data desde os tempos mais antigos até os mais atuais. Porém há empecilhos que necessitam ser vencidos, como o combate à estrutura patriarcal.Sabe-se que esse assunto é algo de extrema importância.
No Brasil, há vários movimentos feministas, com grandes conquistas, como, em 1827, a parti da Lei Geral, onde  as mulheres foram autorizadas a ingressar nos colégios e estudassem além da escola primária. Mas somente em 1879 é que as portas das universidades foram abertas à presença feminina. Mas isso não impediu que o machismo estrutural da sociedade ainda oprimisse as mulheres que queriam estudar de realizarem seus objetivos, o preconceito ainda foi um mal muito presente na vida das jovens estudantes daquela época. 
Em 1910 o primeiro partido político feminino é criado, e poucos anos mais tarde, em 1932, as mulheres conquistam o direito ao voto.
Bom Mesmo assim, existem dificuldades a serem superadas, como a sociedade, que, em grande maioria, ainda é machista e patriarcal. Até 1977 as mulheres permaneciam legalmente presas aos casamentos, mesmo que fossem infelizes em seu dia a dia. A partir de novembro desse ano, que a lei do divórcio é aprovada. Já em 2006 a lei Maria da Penha, definitivamente, essa é uma das conquistas do feminismo mais importantes para as mulheres brasileiras.
E em 2015, a lei do feminicídio é aprovada. Tornando o feminicídio como um crime de homicídio.
É fundamental, portanto, que se gerem mecanismos a fim de amenizar os efeitos causados pela sociedade patriarcal e machistas. Para que isso aconteça efetivamente, deve haver mais direitos igualitários, equidade e igualdade para com as mulheres.

Boa tarde, vou colocar aqui o q eu acho q vc pode […]

A Prática do Bullying tem si tornado cada v[…]

No que se refere à democratizaç&atil[…]

Violência Naturalizada O desvalor, e […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM