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Por Samara102006
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#123037
O livro "A culpa é das estrelas" do autor norte-americano John Green, expõe as aflições daqueles que anseiam por um transplante. Na ficção, é nos apresentada Hazel Grace uma adolescente que necessita de doação pulmonar e, não conseguindo respirar normalmente, enfrenta inúmeros obstáculos em seu cotidiano. Assim, trazendo para o contexto social brasileiro, nota-se que milhares de pessoas também sofrem dessa mesma mazela já que, por conta da desinformação coletiva e pela ausência de incentivo, muitos indivíduos não adquirem uma postura benevolente.

A priori, deve-se ressaltar que o preconceito, de parte da população, é o principal responsável por fomentar essa problemática. De fato, com a ampliação dos meios de comunicação, mais pessoas acessam conteúdos informativos, mas no que tange a doação de órgãos, o estigma associado ao tema ainda perdura no Brasil. Desse modo, mesmo na era em que teoricamente o corpo social estaria no ápice da informação, muitos ainda desconhecem os procedimentos, levando-os a se sentirem inseguros quanto ao processo. Como resultado, cresce cada vez mais o número de pessoas que anseiam pela transformação de suas vidas. Segundo o filósofo Voltaire " Preconceito é opinião sem conhecimento". Sob essa ótica, ao não se inteirar do sofrimento de seus pares, com ideais pré-estabelecidos, individualistas, a sociedade perde o seu caráter humano.

Ademais, a falta de ações governamentais para a adesão da prática também dificulta que a doação de órgãos seja realizada no país. De certo, por não haverem políticas públicas que visem sensibilizar a comunidade, acontece o desestímulo da população, ocasionando os baixos índices de doadores. De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, o estado deve garantir a todos o acesso universal e igualitário a ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. Nesse viés, é nítido que isso não ocorre da maneira correta, visto que mesmo havendo uma estrutura como a do SUS, o estado não conduz os cidadãos a adquirirem essa conduta salutar.

Portanto, fica evidente a necessidade de serem tomadas iniciativas com o fito de modificar o cenário atual brasileiro. Destarte, cabe ao Poder Executivo Federal, especificamente o Ministério da Saúde, influenciar a população a se voluntariar, por meio da criação de um programa de incentivo, que mostre as etapas e os cuidados tomados durante as cirurgias e também comove-los acerca das dificuldades enfrentadas pelos que estão doentes, a fim de que estejam dispostos a ajudarem os que estão necessitando. Para que, dessa forma, assim como a personagem Hazel, milhares de brasileiros possam, enfim, viver com saúde e bem-estar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPedro72
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#123064
Olá, farei uma correção rápida por competência. Qualquer dúvida, pode me falar.

C1 - 160: Seu texto possui alguns erros gramaticais.
C2 - 200: Adequação íntegra ao tema e ao gênero dissertativo-argumentativo, além da utilização legítima, pertinente e produtiva de, pelo menos, um repertório sociocultural.
C3 - 160: Carência de fundamentação e existência de algumas lacunas argumentativas. No D1, por exemplo, você deveria fundamentar a sua concepção a respeito do porquê existe um estigma relacionado à temática. O mesmo ocorre no D2, haja vista que você não sustenta a sua opinião em relação à debilidade do Estado, o que poderia ser feito, por exemplo, com as motivações por trás dessa negligência e as medidas que não estão sendo tomadas.
C4 - 160/200: Eu, realmente, não me lembro totalmente se isso é considerado uma inadequação coesiva, mas, ainda assim, apontarei isso. Na sua conclusão, você inicia o segundo período com um "Destarte", o que seria um coesivo conclusivo no momento em que seria necessário utilizar um conectivo de continuidade, tal como "Nessa perspectiva". De resto, está tudo ok.
C5 - 200: Proposta com todos os elementos, show de bola.

Nota final: 880/920. Ótimo!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mylike
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#123211
Bom, eu concordo com os pontos ressaltados pelo João!Sua redação está muito boa, mas peca um pouco na argumentação, vou tentar te ajudar com isso durante a semana quando sobrar um tempo, continue assim !:)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Samara102006
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#123214
Obrigada @Mylike, pensei em algumas estratégias para melhorar a C3, mas ainda assim não surtiram muito efeito ks. Sua ajuda será muito bem vinda 😊
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Por Mylike
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#123221
Samara102006 escreveu:Obrigada @Mylike, pensei em algumas estratégias para melhorar a C3, mas ainda assim não surtiram muito efeito ks. Sua ajuda será muito bem vinda 😊
É um pouco complexo até se acostumar, mas a sua escrita vai melhorar bastante! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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