A priori, deve-se ressaltar que o preconceito, de parte da população, é o principal responsável por fomentar essa problemática. De fato, com a ampliação dos meios de comunicação, mais pessoas acessam conteúdos informativos, mas no que tange a doação de órgãos, o estigma associado ao tema ainda perdura no Brasil. Desse modo, mesmo na era em que teoricamente o corpo social estaria no ápice da informação, muitos ainda desconhecem os procedimentos, levando-os a se sentirem inseguros quanto ao processo. Como resultado, cresce cada vez mais o número de pessoas que anseiam pela transformação de suas vidas. Segundo o filósofo Voltaire " Preconceito é opinião sem conhecimento". Sob essa ótica, ao não se inteirar do sofrimento de seus pares, com ideais pré-estabelecidos, individualistas, a sociedade perde o seu caráter humano.
Ademais, a falta de ações governamentais para a adesão da prática também dificulta que a doação de órgãos seja realizada no país. De certo, por não haverem políticas públicas que visem sensibilizar a comunidade, acontece o desestímulo da população, ocasionando os baixos índices de doadores. De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, o estado deve garantir a todos o acesso universal e igualitário a ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. Nesse viés, é nítido que isso não ocorre da maneira correta, visto que mesmo havendo uma estrutura como a do SUS, o estado não conduz os cidadãos a adquirirem essa conduta salutar.
Portanto, fica evidente a necessidade de serem tomadas iniciativas com o fito de modificar o cenário atual brasileiro. Destarte, cabe ao Poder Executivo Federal, especificamente o Ministério da Saúde, influenciar a população a se voluntariar, por meio da criação de um programa de incentivo, que mostre as etapas e os cuidados tomados durante as cirurgias e também comove-los acerca das dificuldades enfrentadas pelos que estão doentes, a fim de que estejam dispostos a ajudarem os que estão necessitando. Para que, dessa forma, assim como a personagem Hazel, milhares de brasileiros possam, enfim, viver com saúde e bem-estar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.