Em primeiro plano, deve-se analisar como as informações, bem como a falta delas mudam totalmente a opinião de muitas pessoas. Tal fato pode ser percebido durante o período de vacinação da COVID-19 que iniciou em janeiro de 2021, quando muitas pessoas se questionaram se iriam ou não tomar a vacina, justamente por acreditarem em notícias falsas que se espalham de forma constante em todos meios de comunicação. Consequentemente, provocando dúvida na capacidade da ciência e do método mais eficaz de prevenção de doenças, que torna possível uma erradicação das mesmas. Posto isso, torna-se urgente uma ação a fim de informar a população sobre a importância de se vacinar.
Além disso, a precariedade dos sistemas que oferecem a vacina gratuitamente, bem como as condições dos postos de saúde, estão dificultando a imunização da população em geral. Isso se explica devido à má distribuição dos recursos públicos financeiros, associados à corrupção que assola o país, o que impede de fato o acesso da população à vacinação. Como resultado, o descumprimento ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, contemplando três frentes: a prevenção às doenças, o pleno atendimento igualitário e o fornecimento de medicamentos e tratamento que visem a recuperação. Observa-se, logo, a necessidade de um recurso capaz de solucionar o problema.
Infere-se , portanto, que medidas devem ser tomadas para que o problema seja resolvido. Logo, é imprescindível que o Estado, no papel de garantidor dos direitos básicos promova uma melhoria no sistema público de saúde, por meio de um investimento nas unidades básicas e às campanhas de vacinação. Além disso que o Ministério da Saúde em pareceria com os meio midiáticos invistam em uma divulgação clara e objetiva sobre a importância da vacina e dos riscos para quem se recusa a tomá-la. A partir dessas ações, espera-se que os níveis de vacinação sejam retomados e que a população se mantenha informada e não assustada como no século XVIII.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.