O terapeuta é o profissional especializado nas questões mentais do ser humano. Porém, a visão errônea de que a terapia psicológica é para "gente louca" afasta a necessidade de comparecer às sessões de tratamento, e assim resultando na piora do quadro. Durante esse período de afastamento, o indivíduo sofre sozinho e acredita que é somente um cansaço e tristeza temporários ou que realmente ninguém o entende (salvo exceções). Nesse momento é de extrema importância, também a participação familiar e dos amigos.
Outra questão a ser discutida é a grande pressão dos adolescentes durante o período escolar. A preocupação em atingir boas notas e ser aprovado num concurso público ou vestibular desenvolve grandes cargas de estresse e ansiedade, que também são sintomas da depressão. Em especial, a transição do ensino fundamental inédito e a faculdade deveria ser acompanhada de perto pela escola no quesito emocional e não somente na obtenção de boas notas. Essa falta de acompanhamento desmotiva o aluno, que não alcança a nota desejada e perde ou desiste da escola por ser muito difícil e assim pode criar um quadro depressivo.
Concluindo, a depressão é um caso sério que precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, juntamente com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para a implantação eficaz de tratamento e prevenção de casos nas escolas com palestras para os alunos e cursos para os diretores, coordenadores e corpo docente de caa instituição para que os índices diminuam entre os jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.