Em primeira análise, vale ressaltar que, a omissão do Estado é uma das principais causas do descuido social com à natureza. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, disserta em seu livro " A globalização e as consequências humanas", que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada sobretudo, pela falta de controle do estado. Diante desta idéia, é fato que, a deficiência nas políticas governamentais voltadas à preservação ambiental, corrobora para promoção do problema. É inadmissível que está situação continue a perdurar mas esferas políticas.
Ademais, é válido apontar também, a ausência da educação ambiental como fator que impossibilita a construção de uma consciência coletiva ambiental no Brasil. Segundo dados da Forest Watch, o Brasil no ano de 2020 ultrapassou em questão de destruição florestal, seu próprio índice do ano anterior. Infelizmente, diante de tal exposto, é nítido que está destruição é devido a ausência educacional supracitada, já que a floresta é necessária para a sobrevivência humana, e patrimônio natural universal, a partir do momento que as pessoas criam consciência disso, a destruição se torna um caminho inacessível.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para minimizar o quadro atual. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Educação, por meio de fundos governamentais, articule a criação de uma campanha publicitária de preservação da flora brasileira, esperasse que ao educar a sociedade em relação a importância das florestas, amenize à devastação, e acabe com a ignorância revoltante que existe hoje nas esferas sociais, em relação a sua própria riqueza natural. Desta forma, será possível a construção de uma realidade agradável, diferente da apresentada no filme Lorax.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada