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#51327
No filme " Lorax" é retratada uma realidade distópica, a narrativa mostra a jornada de um adolescente, que tem como objetivo encontrar a última árvore do planeta. Fora da ficção é fato que, tal prerrogativa não se distancia da realidade do país. Visto que, a falta de consciência ambiental é um agravante que estimula o processo de devastação do meio ambiente. Esse cenário nefasto, se deve não somente à negligência governamental em relação a preservação do bioma, como à ausência da educação ambiental na sociedade brasileira.
Em primeira análise, vale ressaltar que, a omissão do Estado é uma das principais causas do descuido social com à natureza. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, disserta em seu livro " A globalização e as consequências humanas", que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada sobretudo, pela falta de controle do estado. Diante desta idéia, é fato que, a deficiência nas políticas governamentais voltadas à preservação ambiental, corrobora para promoção do problema. É inadmissível que está situação continue a perdurar mas esferas políticas.
Ademais, é válido apontar também, a ausência da educação ambiental como fator que impossibilita a construção de uma consciência coletiva ambiental no Brasil. Segundo dados da Forest Watch, o Brasil no ano de 2020 ultrapassou em questão de destruição florestal, seu próprio índice do ano anterior. Infelizmente, diante de tal exposto, é nítido que está destruição é devido a ausência educacional supracitada, já que a floresta é necessária para a sobrevivência humana, e patrimônio natural universal, a partir do momento que as pessoas criam consciência disso, a destruição se torna um caminho inacessível.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para minimizar o quadro atual. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Educação, por meio de fundos governamentais, articule a criação de uma campanha publicitária de preservação da flora brasileira, esperasse que ao educar a sociedade em relação a importância das florestas, amenize à devastação, e acabe com a ignorância revoltante que existe hoje nas esferas sociais, em relação a sua própria riqueza natural. Desta forma, será possível a construção de uma realidade agradável, diferente da apresentada no filme Lorax.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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