O filme “O Contador de Histórias” retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, importante educador brasileiro, o qual é deixado na Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) em sua infância, acaba envolvendo se com drogas, mas sua realidade muda quando conhece uma pedagoga francesa que o abriga e alfabetiza por meio da literatura. Haja vista que a obra é baseada em fatos reais e as melhorias que à leitura traz ao garoto, fica evidente a necessidade de ressaltar a importância da literacia familiar.
Em primeira análise, é válido salientar que as crianças as quais praticam o hábito de leitura em ambiente familiar, apresentar melhor desenvolvimento escola e maior facilidade em se relacionar com os colegas. Nesse âmbito, Catherine Snow – professora de Harvard, acredita que a família deve participar ativamente da ampliação literária dos filhos, independente de alfabetizada ou não, através de brincadeiras, há possibilidade de incentivar a curiosidade infantil.
Além disso, á leitura também serve como forma de escape para crianças que estão vivenciando situações difíceis e estressantes, com um livro e imaginação podem conhecer vários mundos sem sair de casa. Nessa situação, a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”, baseada na obra de Érico Veríssimo, escritor brasileiro, conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que busca conforto após a morte da mãe, mesmo com os inúmeros presentes de seu pai, só encontra isso em um livro antigo que foi do mesmo na infância, assim melhorando a relação dos dois.
Portanto, tendo em vista a importância da literacia familiar são necessárias medidas para incentivar essa prática, dessa forma, cabe ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) em parceria com a mídia, por meio de propagandas mais elaboradas, aumentar a divulgação do programa “Contra ‘pra’ Mim” que envia livros para os pais lerem com seus filhos, desse jeito, melhorando a vida acadêmica e social dos mesmos. Ademais é de responsabilidade dos familiares criarem o hábito de leitura com as crianças, por meio de brincadeiras e até histórias que leram na infância, assim, os aproximando, como Fernandinho e seu pai.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada