Por Feff
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A Constituição Federal de 1988, Documento Jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem repercutido com ênfase na prática, quando se observa o alto índice de analfabetismo, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o alto índice de analfabetismo. Em muitas escolas de vários municípios do Brasil não tem uma boa infraestrutura e não tem uma boa qualidade de ensino e isso desmotiva muitos alunos. Além disso, muitos pais não motivam seus filhos a se empenhar em seus estudos, e também muitos alunos desistem de estudar por motivos que ocorrem nas escolas ou por terem tido que começar a trabalharem cedo para ajudar a pagar as despesas da casa.
Ademais, é fundamental apontar que é muita falta de descaso do governo para com a educação, pois não investe em uma educação melhor, não tem profissionais qualificados para ter um melhor atendimento com os alunos nas escolas, faltas de campanhas ou cursos de leituras e escrita.
Diante disso, é essencial que o governo junto com o ministério da educação façam programas de escolarização para aqueles que não tiveram oportunidades de frequentar a escola, criar projetos para que construam mais escolas em todos os locais, sendo zona urbana e rural tendo profissionais de qualidade, e também ter uma educação de qualidade para todos gratuitamente, criar programas de leituras e escritas nas escolas. Para que dessa forma, todos tenham oportunidade de aprender e tenham acesso a um ensino de qualidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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