De acordo com isso, primeiramente vale-se ressaltar a desigualdade social. Assim sendo, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado viabilizar ações que visem o bem-estar coletivo, no entanto, percebe-se o rompimento das defesas do filósofo iluminista ao observarmos que o Brasil se encontra em uma situação bastante desigual em diversos âmbitos, o que acaba levando ao fato de que quem não tem muita condição econômica, não tem chance de cuidar adequadamente da saúde. Dessa forma, isso tudo faz com que aumente a possibilidade das população ter obesidade.
Além disso, segundamente foca-se também em hábitos alimentares ruins. Logo, de acordo com Carlos Drummond de Andrade, existe uma pedra no meio do caminho. Assim, essa pedra seria representada pela dificuldade das pessoas em comer comidas saudáveis no dia a dia e a persistência em consumir cotidianamente coisas que fazem mal, como vale citar, alimentos muito gordurosos. Diante disso, as pessoas devem mudar a mentalidade de que comer inadequadamente não levará à consequências, os quais tem-se exemplos como algumas doenças e o sobrepeso.
Por fim, é imprescindível o debate acerca do assunto para a construção de uma sociedade mais saudável. Além de que, é necessário que o Ministério da Saúde invista em projetos, por meio da colaboração com postos de saúde, com o intuito de haver palestras, e da TV, para que façam propagandas sobre as diversas maneiras que existem para se prevenir a obesidade e as consequências na vida de cada pessoa que sofre disso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.