Em primeira análise, torna-se imprescindível reconhecer o desejo de suprir as necessidades humanas a partir do uso dos aparelhos eletrônicos, como uma das principais causas de seu uso excessivo. De acordo com o filme ‘’Tá Chovendo Hambúrguer’’, o cientista Flint, deseja criar uma máquina tecnológica que transforma água em comida, para suprir sua necessidade de ser reconhecido como um grande inventor e oferecer alimentos para o povo de sua cidade. Logo, os jovens brasileiros buscam entretenimento e comunicação nas redes sociais, como também, o prazer proporcionado ao jogar um game com amigos, assim como a obtenção de conhecimento por meio de pesquisas rápidas, para sua carreira intelectual e de trabalho.
Como resultado do uso intenso dos smartphones para suprir as necessidades, os problemas de saúde são as principais consequências desse hábito. Segundo o site drauziovarella.uol, os jovens tem dormido menos de 9 horas por dia, pois ficam conectados nos smartphones até tarde, em consequência, mudanças repentinas de humor, alterações hormonais e doenças como a insônia são um reflexo do comportamento prejudicial. Também, a frequente exposição dos olhos à luz azul dos smartphones, compromete as células da retina, prejudicando a visão. Como ainda, a intensidade do uso de fones de ouvidos com sons de alto volume, danifica a audição, e em alguns casos, causa perda auditiva permanente.
Portanto, cabe ao Ministério da Saúde (MS), junto com as instituições de ensino, alertar e orientar os jovens e seus devidos responsáveis, sobre os impactos do uso excessivo dos smartphones, por meio de palestras educacionais, afim de amenizar o tempo gastado nos aparelhos eletrônicos, e sua dependência. As empresas privadas, de marcas tecnológicas, devem criar campanhas para diminuir o incentivo ao consumismo, visando não só o lucro, mas também o bem estar dos consumidores. Dessa forma, é possível amenizar os efeitos do uso excessivo dos smartphones na vida dos jovens brasileiros, para uma melhor qualidade de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.