Avatar do usuário
Por emyembia
Quantidade de postagens
#121321
A constituição de 1988 implementou no Brasil o direito ao voto e o tornou obrigatório para pessoas entre 18 a 70 anos, apesar dessa conquista, na contemporaneidade é fato que a sociedade não se interessa por política, problema esse impulsionado pela falta de compreensão sobre o sistema eleitoral, nesse sentido faltam promoções as transformações sociais que o país necessita.
Em primeira análise, evidencia-se que a falta de comprometimento político é uma causa latente do problema. Uma pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que houve uma queda de 10% na taxa de brasileiros com interesse em política em relação à década passada. Para os eleitores entrevistados, um dos motivos do desinteresse é o baixo nível de conhecimento sobre o sistema político, atrelado a deficiências no ensino, que não transmite informações sobre o tema de forma eficiente. Consoante há a percepção de que os atores políticos buscam manter a população alienada dessas questões.
Nesse cenário, a outra causa para a configuração do problema é uma falha educacional. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem não é nada além da sua educação, sendo um resultado desse processo. Sob essa lógica, se há um problema social, há uma instrução lacunar. No que tange fazer do voto um meio para promover modificações na estrutura social do Brasil, nota-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a maioria das instituições de ensino não abordam essa temática em sala de aula.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ratificar a importância e o funcionamento do voto. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema de ensino do país, promover a implementação da educação eleitoral como parte do currículo obrigatório nas instituições de ensino, por meio de palestras e rodas de conversa a respeito do tema, a fim de conscientizar e incentivar a população quanto à participação social nas tomadas de decisões políticas. Somente assim as transformações sociais que o país necessita poderão ser promovidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
169 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
62 Exibições
por Davilly
0 Respostas 
120 Exibições
por Bruhx
0 Respostas 
123 Exibições
por Ingridyyiii
0 Respostas 
57 Exibições
por yansx
3 Respostas 
249 Exibições
por vinibahia
0 Respostas 
382 Exibições
por Higorvaz
0 Respostas 
88 Exibições
por Magadomal
0 Respostas 
270 Exibições
por Lindaa
0 Respostas 
102 Exibições
por Mafe678

Olá, muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

Olá. Muito obrigado por enviar sua reda&cce[…]

No texto “Cidades Mutiladas”, o ge&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM