De início, vale ressaltar que a falta de cuidado do governo fomenta os dilemas da uberização no ramo trabalhista. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. Contudo, isso não é praticado no espaço brasileiro, dado que o Estado não aprovisiona precauções para garantir o bem-estar dos cidadãos de maneira plena. Com isso, parte da população carece de empregos formais, o que além de evidenciar o contexto de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social. Desse modo, políticas públicas tornariam possível maior acesso ao direito do trabalho garantido pela CLT em 1943.
Em conjunto, urge analisar os perigos periódicos frente aos desafios do uso de Ubers. A crise de 1929, marcada pela quebra da Bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas, e no aumento da pobreza e do desemprego. Sob essa ótica, tal premissa associa-se ao mundo contemporâneo, visto que os revés surgem em detrimento do desemprego, a qual parte da sociedade sujeita-se a trabalhos arriscados para garantir sua estabilidade econômica, com grande riscos de assaltos e sequestros, o que justifica a carência trabalhista. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Logo, medidas são vitais para atenuar os impasses da uberização no mercado de trabalho. Cabe ao Ministério da Economia, responsável pela formulação e coordenação de políticas, programas e ações voltados à renda da cidadania, através de verbas provenientes da contribuição pública, promover um projeto de inserção dos desempregados em várias ramos do governo — como entrevistas de empregos —, além de distribuir materiais impressos e virtuais com várias dicas auxiliando nas áreas disponíveis para a possível atuação, a fim de proporcionar para todos o acesso ao trabalho formal e remoto de perigos. Assim, poder-se-à concretizar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.