Sob esse viés, a pouca assistência que o governo dar para essa parcela da sociedade, alicerça a insegurança alimentar no Brasil. Sendo que, de acordo com o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado promover o bem-estar coletivo. Sob essa ótica, inúmeras famílias passam fome por não terem o poder aquisitivo necessário para suprir suas necessidades alimentícias. Isso ocorre devido a má distribuição de recursos financeiros, que o governo ainda insiste em deixar nas mãos daqueles que possuem maior poder de compra.
Ademais, o corpo social não dar a importância necessária para esse cenário preocupante. Desse modo, segundo o romancista equatoriano Juan Montalvo, "não há nada mais duro que a suavidade da indiferença". Nesse sentido, a sociedade, em sua grande maioria, só se importa com a sua própria realidade, esquecendo que ainda existe pessoas que passam fome diariamente. Dessa forma, esse egoísmo social impede que essas pessoas sejam ajudadas por aqueles que obtêm maiores condições de vida.
Portanto, é imprescindível a tomada de medidas para reverter esse quadro. Com isso, o Governo Federal, órgão responsável pela administração máxima do País, deve criar programas, como o Bolsa Família, para aumentar a renda da população mais pobre, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, com o intuito de ocorrer uma diminuição efetiva dessa chaga e que futuramente, ela seja inexistente no País. Paralelamente, o Estado deve promover campanhas sobre a insegurança alimentar no Brasil, para que a sociedade possa ter maior conhecimento sobre a situação atual e ter maior participação na erradicação da problemática, a fim de obtermos uma nação igualitária e justa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada