Em primeira análise, a falta de representatividade se mostra como um dos desafios à resolução do problema. Para Rupi Kaur, " A representatividade é vital". A poeta ilustra sua tese fazendo uma alusão a uma borboleta que tenta ser mariposa, por estar rodeada delas. Fora da poesia, verifica-se à questão dos desafios à inclusão digital dos idosos brasileiros, que é fortemente impactada pela lacuna de representatividade presente no problema, que não está sendo devidamente encarnada pelas autoridades, sejam governamentais, sejam midiáticas. Dessa forma, o tema não recebe a devida atenção o que dificulta a atuação sobre ele. Em consequência disso, surge à questão do silenciamento, que intensifica a gravidade do problema. Nesse contexto, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o dos desafios da inclusão digital seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que é muito silenciada. Assim, trazer a pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a atuação sobre ele. Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso, é preciso que escolas juntamente com as prefeituras promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre os desafios à inclusão digital dos idosos brasileiros no ambiente escolar. Tais eventos, podem ocorrer no período extraclasse, com a presença de professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, tais eventos não deve se limitar aos alunos, mas também ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas aos desafios enfrentados pelos idosos brasileiros na questão da tecnologia e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada