discriminam algum colega, amigo, parente, tendem a ter comportamentos agressivos
geralmente com professores, justamente quem mais deveriam ser respeitados. E a falta de
interesse no ensino ou insatisfação por parte do aluno geram atitudes impulsivas, que provém também, de uma educação familiar ou traumas de infância.
Como apresentado, o comportamento mostrado por um aluno dentro de um ambiente
escolar é cravado desde uma educação familiar, que quanto mais pobre em modos e bons
exemplos, é apresentada uma personalidade desrespeitosa. Ultimamente, temos visto cada vez mais esse tipo de comportamento nos alunos, muitos agridem professores, diretores, outros alunos, levam armas para as escolas, usam esse mesmo ambiente para o tráfico de drogas, etc. Além disso, também podemos notar a maior discussão desse assunto em jornais, televisão, e outras mídias divulgando casos de professores que foram atacados enquanto exerciam seus trabalhos em sala de aula.
Geralmente, esse comportamento pode também estar relacionado a traumas, como
apresentado anteriormente, são eles: exposição ao uso de drogas, armas, violência dentro ou fora do ambiente domiciliar, exposição ao uso de álcool, entre outros. E muita das vezes a exposição a esses problemas vem de uma condição social, étnica e racial, tanto que a maioria dos casos de violência de alunos contra professores, ocorrem em escolas públicas. Esse tipo de comportamento dos alunos poderia ser minimizado caso houvesse uma cultura de maior cuidado com o psicológico dos alunos nas escolas diminuindo, assim, a violência no ambiente escolar
Em virtude dos fatos mencionados, faz se necessário de uma maior atenção ao comportamento dos estudantes. O Ministério da Educação deve propor uma campanha
voltada na saúde mental dos estudantes, com a contratação de terapeutas e psicólogos, por meio de uma proposta de lei entregue à câmara dos deputados para assim minimizar os casos de violência nas escolas. Espera-se assim, a harmonia entre alunos, professores, pais e a escola no ambiente escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada