Deve-se destacar, de início, o ineficaz trabalho das autoridades regionais como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que quase 100% dos municípios do território nacional possuem estruturas sociopolíticas de manejo residual, mas que não cumprem sua função de maneira correta. Evidentemente, isso ocorre pois percebe-se a incapacidade das políticas locais em administrar corretamente as áreas de aterros sanitários, o que torna essas regiões cada vez mais aptas a insatisfação da população que ali vive. Logo, esses dados preocupantes são um alerta para o fato de que, se nada for feito, poderá acarretar em problemas mais graves.
Ademais, vale ressaltar que a situação é sancionada pelo descarte de produtos reutilizáveis. Visto isso, a canção “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e repete padrões familiares à espera de algo que nunca vem. De maneira análoga, a sociedade brasileira busca dar sentido às atitudes erradas que demonstram a falta de empatia em relação ao meio ambiente e não se dão conta de que a verdadeira mudança poderia vir deles mesmos.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Governo Federal devem desenvolver palestras nas instituições de ensino, por meio de especialistas no assunto. Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa, com o propósito de trazer mais lucidez sobre a gestão de resíduos e atingir um público maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.