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Por johngabriel
#43269
Conhecida como “Cidadã” por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi proclamada em 1988 com a promessa de assegurar melhores condições a vida ecológica. No entanto, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, pois a má gestão de resíduos sólidos é um problema que ainda persiste no Brasil. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a questão, que é motivada pelo mal gerenciamento das políticas locais e o descarte de materiais recicláveis.

Deve-se destacar, de início, o ineficaz trabalho das autoridades regionais como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que quase 100% dos municípios do território nacional possuem estruturas sociopolíticas de manejo residual, mas que não cumprem sua função de maneira correta. Evidentemente, isso ocorre pois percebe-se a incapacidade das políticas locais em administrar corretamente as áreas de aterros sanitários, o que torna essas regiões cada vez mais aptas a insatisfação da população que ali vive. Logo, esses dados preocupantes são um alerta para o fato de que, se nada for feito, poderá acarretar em problemas mais graves.

Ademais, vale ressaltar que a situação é sancionada pelo descarte de produtos reutilizáveis. Visto isso, a canção “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e repete padrões familiares à espera de algo que nunca vem. De maneira análoga, a sociedade brasileira busca dar sentido às atitudes erradas que demonstram a falta de empatia em relação ao meio ambiente e não se dão conta de que a verdadeira mudança poderia vir deles mesmos.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Governo Federal devem desenvolver palestras nas instituições de ensino, por meio de especialistas no assunto. Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa, com o propósito de trazer mais lucidez sobre a gestão de resíduos e atingir um público maior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por HugoIPPO
#43278
☆Parabéns Pela Primeiro Parágrafo De Desenvolvimento Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes!!!

☆Não Teve Clichês!!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Todos Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!!Êxito Nesta Súbita Missão!!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada ,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios De Afirmação,Adição,Negação Adicionalmente Comparação !!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplo:Cujo,Cuja,o qual,aquilo!!!


☆Segundo Parágrafo Uma Breve Frase Sobre Que Este Obstáculo Deve Sair Da Inércia Segundo O Mestre E Célebre Newton!!!

☆Atenção,Candidato(a)Aprenda A Aprimorar Seus Conectivos,Certo!!!Para Dar Um Plus!!🦸🏻‍♂️E Suas Teses Que São Ótimas Por Sinal!!!Mais Suas Teses Sempre Podem Ser Moldadas!!!


Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖

Presentinho:https://drive.google.com/drive/mobile/f ... Tj2ggvAEmc
Por Raffutol
#43422
Olá! Vou analisar sua redação.
Competência 1 - Erro ( na introdução) no uso da palavra "mal " , deveria ser " mau ".
No D1 , há um erro " isso ocorre pois ..." ,deveria trocar o " pois " por " devido ao ...".
Erro de concordância verbal " isso poderia vir deles mesmos " , mesmo não é elemento de retomada. Além Disso, ocorre erro de concordância nominal , uma vez que "sociedade brasileira " deveria ser retomada por " dela " .
No D2 , deveria vir a palavra " chancelada " e não " sancionada " .
Competência 2- Uso de vários clichês" deveria vir deles mesmos ..." " poderá acarretar problemas mais graves " , e isso prejudica tanto a Competência 2 quanto a 3 , visto que prejudica também a progressão textual( o texto fica redundante) .No entanto , os repertórios são diversificados e presentes no texto como um todo .
Conoetencia 3 : Presença de tópico frasal , de elementos de retomada, apenas a progressão textual foi quebrada em certos pontos.
Competência 4: Presença de conectivos inter e intra paragrafais , mas há erro no uso do " pois " / visto isso ( poderia substituir por " assim/ dessarte ")
Competência 5: todos os elementos estão presentes( sugestão : ampliar o detalhamento em meia linha )
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Por Jaklyni
#43794
Oi, @johngabriel. Me desculpe pela demora, mas fico grata por me marcar...

Introdução
Conhecida como “Cidadã” por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi proclamada em 1988 com a promessa de assegurar melhores condições à [1] vida ecológica. No entanto, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, pois a má gestão de resíduos sólidos é um problema que ainda persiste no Brasil. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a questão, que é motivada pelo mal [2] gerenciamento das políticas locais e o descarte de materiais recicláveis.

[1] Neste caso, a regência do verbo assegurar é bitransitivo, por isso a preposição. Assegurou algo a alguém.
[2] a palavra" mau" tem função de adjetivo e não de advérbio.

Comentário: Sua introdução ficou ótima, mas seria interessante especificar o artigo constitucional.

Desenvolvimento 1
Deve-se destacar, de início, o ineficaz trabalho das autoridades regionais como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que quase 100% dos municípios do território nacional possuem estruturas sociopolíticas de manejo residual, mas que não cumprem sua função de maneira correta. Evidentemente, isso ocorre, [3] pois percebe-se a incapacidade das políticas locais em administrar corretamente as áreas de aterros sanitários, o que torna essas regiões cada vez mais aptas a insatisfação da população que ali vive. Logo, esses dados preocupantes são um alerta para o fato de que, se nada for feito, poderá acarretar em problemas mais graves.

[3] Usa-se vírgulas antes de conjunções conclusivas. Atente-se para essa construção sintática.
Comentário: Olha, esse parágrafo ficou bem escrito, mas qual é a incapacidade das políticas locais? É por falta da separação de lixo?


Desenvolvimento 2
Ademais, vale ressaltar que a situação é sancionada [4]pelo descarte de produtos reutilizáveis. Visto isso, a canção “Pedro Pedreiro” narra a história de um homem que não se questiona sobre o mundo e repete padrões familiares a espera de algo que nunca vem. De maneira análoga, a sociedade brasileira busca dar sentido as atitudes erradas que demonstram a falta de empatia em relação ao meio ambiente e não se dão conta de que a verdadeira mudança poderia vir deles mesmos.

[4] O que quis dizer com sancionada?
Comentário: Você deixa claro na introdução a suas duas teses: o mau gerenciamento das políticas locais e o descarte de materiais recicláveis. Assim, deveria argumentar sobre a reciclagem de materiais. Senti falta da defesa do processo de reciclagem e da conscientização social das empresas por embalagens reutilizáveis.

Conclusão
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para mudar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação (MEC) (Agente), juntamente com o Governo Federal [5], deve desenvolver palestras (Ação)nas instituições de ensino, por meio de especialistas no assunto (Meio/Modo). Tais palestras devem ser trabalhadas por meio de mídias de massa (Detalhamento), com o propósito de trazer mais lucidez sobre a gestão de resíduos e atingir um público maior (Efeito/Finalidade).

[5] Quando o sujeito expressar a função de companhia, deve ser separado por vírgulas e o verbo fica no singular.
Comentário: Não vejo problemas sintáticos, entretanto falta deixar claro e explícito as questões relacionadas ao tema. Deve deixar claro seu posicionamento, foi muito sutil em relação à argumentação. Lembre-se de que o projeto interventivo deve estar de acordo com o tema. Será que o tratamento de resíduos orgânicos e a reciclagem de resíduos sólidos não seriam uma opção para a proposta de intervenção?

Você tem uma boa escrita, mas deve aprofundar seus argumentos.
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