Em primeiro lugar, vale ressaltar a falta de educação sexual como uma das barreiras que impedem a resolução do impasse. De acordo com o portal G1(2019), “a educação sexual ainda é um tabu no Brasil”. Nesse sentido, percebe-se a ausência de diálogos acerca do tema nos ambientes familiar e escolar, uma vez que predomina a presença de uma restrição conservadorista em volta dos assuntos relacionados à sexualidade. Desse modo, pelo fato de a questão ser pouco abordada e esclarecida, muitos jovens, sem o devido conhecimento, acabam contraindo ISTs ao terem relações sexuais desprotegidas.
Em segundo lugar, cabe analisar o preconceito da sociedade para com os portadores de ISTs. Conforme o artigo “Aids e Direitos Humanos”, do jornalista e escritor Paiva Netto, o vírus do preconceito agride mais que a IST. À vista disso, muitos jovens, após descobrirem que portam alguma Infecção Sexualmente Transmissível, sentem-se assustados e, sobretudo, envolvidos pelo medo de sofrerem com a marca negativa da rejeição e dos julgamentos sociais. Dessa maneira, vários indivíduos ficam envergonhados por portarem alguma infecção e acabam escondendo o fato dos familiares e amigos.
Portanto, providências precisam ser tomadas para mudar essa situação. Para tal, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Saúde, deverá, por meio de profissionais qualificados e verbas governamentais, implementar a educação sexual nas escolas, mediante horários semanais para rodas de conversa e debates acerca do tema, com enfoque nos métodos contraceptivos, como usá-los e a sua importância na prevenção das ISTs. Essa medida terá como principal finalidade orientar e educar os jovens sobre os riscos de tais infecções. Assim, o caso da série “Grey’s Anatomy” será apenas uma ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.