1. É notável que a situação atual da floresta amazônica é um problema, uma questão que precisa ser levada à sério. Atualmente, todos os dias mais vidas de animais inocentes estão sendo tiradas além da enorme devastação ambiental que está chocando negativamente o Brasil.
2. Segundo jornais locais, o Pantanal tem o pior índice de queimadas desde 1998, além de ser o terceiro estado mais desmatado. Entre agosto desse ano e agosto de 2019 os incêndios aumentaram 28% e o total devastado foi de 1.21.269, 30 km².
3. A presidência da república editou a medida provisória 910 que pretende aprovar o maior roubo da história recente do Brasil. A medida provisória quer anistiar a invasão de terras públicas na Amazônia, usando o discurso que estão ajudando pequenos agricultores, mas na verdade essa medida provisória da grilagem vai estimular o desmatamento, contribuir para violência no campo e premiar quadrilhas que estão roubando patrimônio de todos os brasileiros.
4. Tendo em vista os aspectos observados anteriormente, acredita-se que devem ser aplicadas leis mais rígidas, onde que, se qualquer indivíduo causar uma queimada, tem todos os seus bens desapropriados e ainda recebe uma multa alta, enquanto isso não for feito, as queimadas continuarão, causando ainda mais prejuízos ao meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.