Ademais, o acesso à internet foi muito popularizado ao longo dos anos, mas segundo dados da pesquisa realizada em 2017 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apenas 30% da população mais pobre tem acesso a ela. Por conseguinte, isso aumenta o abismo social entre os menos favorecidos e as elites, favorecendo a continuidade de disparidades sociais. Além disso, há famílias em que apenas um aparelho para acesso à internet e várias pessoas que precisam usar, tanto para estudo como para home office, a falta de oportunidade para acesso e as dificuldades das famílias deve intensificar a evasão escolar entre os alunos mais necessitados segundo artigo da BBC News em São Paulo.
Além disso, há a precarização do ensino na educação a distância, como cita o filósofo Epicleto “Só a educação liberta” e isso só será possível com educação de qualidade e acessível para todos. Outrossim, uma pesquisa feita pelo MEC informa que apenas 41,3% dos jovens brasileiros se dedicam exclusivamente aos estudos, e o ensino em casa exige mais concentração por não se estar em um ambiente apropriado para tal, o que empobrece a educação dos alunos. É preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que o ensino chegue as pessoas da periferia, para que se ajude a sanar as desigualdades futuramente.
Portanto, para minimizar tal problema, o MEC deve ministrar cursos com profissionais especializados em EAD para auxiliar os professores das escolas municipais e estaduais a ministrar as aulas a distância, além de disponibilizar um auxílio alimentar mensal para estudantes necessitados em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para que os alunos e seus familiares possam ter a garantia de alimento e com isso a possibilidade de estudo e dedicação maior. E o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações auxiliar os estudantes ofertando acesso a internet e cursos gratuitos para o ENEM em favor dos alunos do ensino médio. Assim, tais medidas seriam eficientes para combater o problema do ensino a distância no Brasil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.