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#37858
A educação a distância não é um elemento novo, ela teve origem no Brasil em 1904 com um anúncio de um curso por correspondência em um jornal da época intitulado Jornal do Brasil, porém atualmente o EAD tem sido mais frequente por conta da pandemia do covid-19 em que os estudantes tiveram como única solução o uso desse recurso. Todavia, esse meio não é democrático, já que há a necessidade de acesso a internet, o que muitos brasileiros não possuem, além da baixa qualidade do ensino. Essa realidade estabelece um desafio a ser cumprido, pelos poderes públicos e pela sociedade.
Ademais, o acesso à internet foi muito popularizado ao longo dos anos, mas segundo dados da pesquisa realizada em 2017 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apenas 30% da população mais pobre tem acesso a ela. Por conseguinte, isso aumenta o abismo social entre os menos favorecidos e as elites, favorecendo a continuidade de disparidades sociais. Além disso, há famílias em que apenas um aparelho para acesso à internet e várias pessoas que precisam usar, tanto para estudo como para home office, a falta de oportunidade para acesso e as dificuldades das famílias deve intensificar a evasão escolar entre os alunos mais necessitados segundo artigo da BBC News em São Paulo.
Além disso, há a precarização do ensino na educação a distância, como cita o filósofo Epicleto “Só a educação liberta” e isso só será possível com educação de qualidade e acessível para todos. Outrossim, uma pesquisa feita pelo MEC informa que apenas 41,3% dos jovens brasileiros se dedicam exclusivamente aos estudos, e o ensino em casa exige mais concentração por não se estar em um ambiente apropriado para tal, o que empobrece a educação dos alunos. É preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que o ensino chegue as pessoas da periferia, para que se ajude a sanar as desigualdades futuramente.
Portanto, para minimizar tal problema, o MEC deve ministrar cursos com profissionais especializados em EAD para auxiliar os professores das escolas municipais e estaduais a ministrar as aulas a distância, além de disponibilizar um auxílio alimentar mensal para estudantes necessitados em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para que os alunos e seus familiares possam ter a garantia de alimento e com isso a possibilidade de estudo e dedicação maior. E o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações auxiliar os estudantes ofertando acesso a internet e cursos gratuitos para o ENEM em favor dos alunos do ensino médio. Assim, tais medidas seriam eficientes para combater o problema do ensino a distância no Brasil
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#38142
Bom dia! :D
Não sou expert em redação, mas ao meu ver está tudo certo.
Você demonstra escrever bem, tem conhecimento da norma. Estruturou a redação com uma boa introdução, desenvolvimento com dois argumentos e uma conclusão trazendo uma solução sólida demonstrando conhecimento sobre o atual governo e seus ministérios.
Acredito que você está no caminho certo, só continuar praticando e se atualizando sobre os acontecimentos no país.
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