Primeiramente, é essencial destacar que as pessoas que adotam o ensino domiciliar possuem maior comodidade em seus estudos. Tal aspecto pode ser percetível na flexibilização dos horários e matérias a serem estudadas, além de um ambiente que proporciona uma maior concentração e a inclusão da família no processo de aprendizagem. De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o Brasil possui cerca de 7,5 mil famílias cadastradas como adeptas ao ensino em casa. Diante disso, é notório que esse método tem se popularizado cada vez mais entre a população brasileira.
Por conseguinte, a falta de interação com outros colegas, ocasionada pelo homeschooling, gera uma precária socialização do indivíduo. Concomitantemente, essa baixa sociabilidade faz com que se perca a diversidade de opiniões e visões de mundo, à qual o ambiente escolar oferece, além de gerar problemas emocionais como ansiedade e depressão. Segundo o filósofo John Locke o homem nasce como "uma folha em branco" e vai adquirindo conhecimento de acordo com as experiências que vivencia. Sendo assim, é necessário haja relações fora do convívio familiar, para que aconteça a construção de um indivíduo mais crítico e consciente.
Portanto, medidas são necessárias para a manutenção desse sistema. Para isso, o Ministério da Educação deve incentivar a socialização entre os alunos que aprendem em domicílio, através da criação de grupos interativos, podendo ser online ou presencialmente, com a finalidade de promover trocas de conhecimento e opiniões, e ajudar a diminuir significativamente problemas mentais decorrentes da solidão. Espera-se dessa forma frear as desvantagens do ensino domiciliar, causadas principalmente pela baixa sociabilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.