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#37644
No livro "Tudo e Todas as coisas", escrito por Nicola Yoon, a personagem principal chamada Maddy, viveu por 18 anos presa em sua casa por conta de uma suposta doença que não permitia o seu contato com o mundo exterior, dessa forma, tudo o que ela realizava era em sua casa, inclusive seus estudos. Fora da ficção, observa-se um grande crescimento do ensino domiciliar no Brasil devido a pandemia do Coronavírus. Diante disso, nota-se que esse método de ensino oferece maior mobilidade e conforto, porém ocasiona uma socialização baixa dos indivíduos que o aderem.

Primeiramente, é essencial destacar que as pessoas que adotam o ensino domiciliar possuem maior comodidade em seus estudos. Tal aspecto pode ser percetível na flexibilização dos horários e matérias a serem estudadas, além de um ambiente que proporciona uma maior concentração e a inclusão da família no processo de aprendizagem. De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o Brasil possui cerca de 7,5 mil famílias cadastradas como adeptas ao ensino em casa. Diante disso, é notório que esse método tem se popularizado cada vez mais entre a população brasileira.

Por conseguinte, a falta de interação com outros colegas, ocasionada pelo homeschooling, gera uma precária socialização do indivíduo. Concomitantemente, essa baixa sociabilidade faz com que se perca a diversidade de opiniões e visões de mundo, à qual o ambiente escolar oferece, além de gerar problemas emocionais como ansiedade e depressão. Segundo o filósofo John Locke o homem nasce como "uma folha em branco" e vai adquirindo conhecimento de acordo com as experiências que vivencia. Sendo assim, é necessário haja relações fora do convívio familiar, para que aconteça a construção de um indivíduo mais crítico e consciente.

Portanto, medidas são necessárias para a manutenção desse sistema. Para isso, o Ministério da Educação deve incentivar a socialização entre os alunos que aprendem em domicílio, através da criação de grupos interativos, podendo ser online ou presencialmente, com a finalidade de promover trocas de conhecimento e opiniões, e ajudar a diminuir significativamente problemas mentais decorrentes da solidão. Espera-se dessa forma frear as desvantagens do ensino domiciliar, causadas principalmente pela baixa sociabilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#38267
@JuliaBdF, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

Ps: Desculpa a demora.

1 - INTRODUÇÃO
No livro "Tudo e Todas as coisas", escrito por Nicola Yoon, a personagem principal chamada Maddy, viveu por 18 anos presa em sua casa por conta de uma suposta doença que não permitia o seu contato com o mundo exterior, dessa forma, tudo o que ela realizava era em sua casa, inclusive seus estudos. Fora da ficção, observa-se um grande, crescimento do ensino domiciliar no Brasil devido a (1) pandemia do Coronavírus. Diante disso, nota-se que esse método de ensino oferece maior mobilidade e conforto, porém ocasiona uma socialização baixa dos indivíduos que o aderem.

(1) Faltou uma crase nesse "a".


Comentário: Você fez uma excelente introdução! Contém todos os critérios exigidos. Parabéns!


2 - DESENVOLVIMENTO 1
Primeiramente, é essencial destacar que(1) as pessoas que adotam o ensino domiciliar possuem maior comodidade em seus estudos. Tal aspecto pode ser percetível na flexibilização dos horários e matérias a serem estudadas, além de um ambiente que proporciona uma maior concentração e a inclusão da família no processo de aprendizagem. De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o Brasil possui cerca de 7,5 mil famílias cadastradas como adeptas ao ensino em casa. Diante disso, é notório que esse método tem se popularizado cada vez mais entre a população brasileira.

(1) Faltou uma vírgula aqui.

Comentário: Ótimo desenvolvimento! Possui uma boa argumentação e repertório.

Dica: Para uma melhor organização, Saiu a essa ordem: tópico frasal, repertório e contextualização.

3 - DESENVOLVIMENTO 2
Por conseguinte, a falta de interação com outros colegas, (1) ocasionada pelo homeschooling, gera uma precária socialização do indivíduo. Concomitantemente (2), essa baixa sociabilidade faz com que se perca a diversidade de opiniões e visões de mundo, à (3) qual o ambiente escolar oferece, além de gerar problemas emocionais como ansiedade e depressão. Segundo o filósofo John Locke(4) o homem nasce como "uma folha em branco" e vai adquirindo conhecimento de acordo com as experiências que vivencia. Sendo assim, é necessário haja relações fora do convívio familiar, para que aconteça a construção de um indivíduo mais crítico e consciente.

(1) Vírgula desnecessária.
(2) Aqui tá mais pra uma dica ao invés de um erro: não use palavras complicadas por elas parecerem bonitas. Isso não aumentará sua nota, pelo contrário, pode baixar. Palavras assim bugam o corretor, vai fazer ele sair do seu texto para procurar o significado em um dicionário. Com isso, ele vai perder o foco da sua redação.
(3) Crase desnecessária.
(4) Faltou uma vírgula aqui para separar o autor da frase.


4 - CONCLUSÃO
Portanto, medidas são necessárias para a manutenção desse sistema. Para isso, o Ministério da Educação(1)(AGENTE) deve incentivar a socialização entre os alunos que aprendem em domicílio (AÇÃO), [u]através da criação de grupos interativos (MEIO/MODO)[/u], podendo ser online ou presencialmente (DETALHAMENTO), com a finalidade de promover trocas de conhecimento e opiniões, e ajudar a diminuir significativamente problemas mentais decorrentes da solidão (EFEITO/FINALIDADE). Espera-se(2) dessa forma(3) frear as desvantagens do ensino domiciliar, (4)causadas principalmente pela baixa sociabilidade.

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) Faltou uma vírgula aqui.
(3) Faltou uma vírgula aqui.
(4) Vírgula desnecessária.


Comentário: Ótima conclusão. Possui todos os elementos. Parabéns! 200 na C5.


Espero ter lhe ajudado de alguma maneira. Caso tenha alguma objeção pode me marcar.


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