Por Uanderson00
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O trabalho infantil, segundo a legislação brasileira, se refere à " atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, realizadas por crianças ou adolescentes em idades inferiores a 16 anos, ressalvando q condição de aprendiz a partir do 14 anos". Nesse sentido, é notório que devido, não só a fatores socioeconômico mas também sócioculturais, fazem com que o trabalho infantil no Brasil,persiste em nossa sociedade.
Primeiramente, vale ressaltar as causas socioeconômicas. Tais como: a baixa renda familiar é o ambiente em que a criança está inserida.(Que) Segundo o IBGE, cerca de 50 milhões de brasileiros o equivalente a 24,4% da população vivem com uma renda familiar mensal de R$387,07 o equivalente a R$12,9 por dia. Sendo ainda mais agravante a situação das crianças que correspondem a 42% nessas condições. Uma realidade brasileira do cotidiano em um contexto de total desigualdade social.
Em segundo lugar, cabe examinar as causas associadas a fatores socioculturais como por exemplo a " naturalização" da mão de obra infantil e a desvalorização da Educação. Visto que, as desigualdades sociais seja elas de gênero, de etnia, econômica, etc; afetam a sociedade em diferentes contexto, principalmente na visão familiar,daqueles que acreditam que a ajuda de seus filhos na lavoura, roça,campo..., Seja algo natural, pois eles não foram ou não concluíram a escola mais sim trabalharam durante sua infância. O que torna-se, preocupante devido a negação de uma educação de base para essas crianças .
Portanto, o trabalho infantil no Brasil é, um problema que precisa ser combatido. Para isso, é preciso que o Governo invista em parcerias com as escolas e as empresas locais, para promover projetos para jovens aprendizes, sem a necessidade de sair da escola . Por meio oficinas supervisionadas por professores ou profissionais de qualificação de jovens aprendiz, abertas à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância da eliminação do trabalho infantil .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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