A princípio, sobre esse assunto, vale ressaltar a importância do estado ativo na resolução de questões sociais. desse forma, para o filósofo polonês Zygmmunt Bauman, uma instituição, quando posicionada a ignorar sua função original, é considerada um estado "zumbi". sob esse viés, o Estado brasileiro é análogo a esse conceito, visto que, no que tange á proteção de nossas crianças, ele é ausente. isso posto, tal postura negligente contribui para que as crianças não tenham acesso a educação necessária ao cidadão.
ademais, é fundamental apontar a desestruturação das famílias como impulsionador desse problema no país. a constituição federal de 1988, prever em seu artigo 6º, a educação como direito a todo cidadão brasileiro. diante do exposto, é notório que esse obstáculo, traga consequências negativas para a sociedade. logo, é inadmissível que esse cenário venha a perdurar.
portanto, é necessário agir sobre esse revés. para isso, cabe ao estado, por intermédio de políticas públicas e campanhas de incentivo a escolarização tendo como resultado a diminuição dos casos de trabalho infantil no Brasil só assim melhorando a vida desses jovens. assim, se consolidar uma sociedade com valores éticos e sociais. pois a educação muda a nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada