De início, reitera-se que a disseminação de notícias ilusórias dificulta a manutenção do bem-estar da população. Nesse sentido, é inegável a influência de mentiras em movimento antivacinador, como o ocorrido em 1904 - motim denominado "Revolta da Vacina"-, devido à dispersão de falsidades sobre os efeitos da vacina contra a varíola, a comunidade rejeitou a campanha. De maneira análoga, durante a imunização contra a COVID-19, muitas pessoas estavam recusando a imunização, e embora os rumores sejam diferentes - no século passado, havia rumores de que a vacinação transformaria as pessoas em bovinos, enquanto nos dias de hoje, especula-se sobre transformações em répteis. Nesse sentido, ambos continuam a disseminar absurdos, gerando medo e, como resultado, minando um dos métodos mais eficazes da medicina preventiva. Assim, a negação da vacinação, motivada por informações falsas, prejudica tanto os indivíduos quanto o sistema de saúde pública, independentemente do tipo de efeito colateral mencionado.
Além disso, outro impacto das fake news no corpo social é o aumento significativo da polarização e da hostilidade nas redes sociais. Nessa perspectiva, essa dispersão simplificada contribui para o fortalecimento de ódio, dentro e fora das telas, tal como aconteceu em 2014, com Fabiana Maria de Jesus, na cidade de São Paulo, foi linchada até a morte, após ser confundida com uma possível criminosa que repercutiu nas postagens enganosas do Facebook. Dessarte, é válido ressaltar que esse tipo de informação encontra terreno fértil na internet, uma vez que a velocidade e a facilidade de acesso tornaram sua propagação mais eficaz. Diante de tal crime, fica evidente o quão perigoso são tais histórias, visto que fornecem, palcos para as pessoas inconsequentes que confiam em tudo que leem nas redes on-line e que se sentem no direito de buscar justiça por intermédio de agressão. Por conseguinte, é indubitável que essas invenções são ameaçadoras, haja vista, que Fabiane é apenas uma das milhões de vítimas inocentes desse cenário.
Para evitar ainda mais atrocidades, portanto, é imprescindível minimizar os impactos gerados pelas informações enganosas buscando alternativas para o seu combate. Dessa forma, as importantes núcleos midiáticos - em especial das comunidades virtuais de maior acesso, como as plataformas de comunicações - devem orientar população sobre a veracidade de verificar as publicações na internet para terem a certeza e a orientação correta dos dados divulgados, por meio de vídeos imagens com instruções de fácil entendimento, publicadas como se fosse anúncios, a fim diminuir os danos à saúde e a vida dos brasileiros além, de frisar o ciclo de compartilhamento de mentiras geradas. Com isso, será possível evitar outras formas de "Plano Cohen", ou seja, a criação de falsidades para manipular a nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.