Diante desse cenário, evidencia-se a falta de procura da veracidade de informações compartilhadas. Sob essa ótica, dados estatísticos afirmam que menos de 8% dos brasileiros procuram se informar se as fontes de notícias compartilhadas são verídicas. Dessa forma, o compartilhamento dessas notícias se torna cada vez mais abrangente, a partir do momento que são compartilhadas sem o conhecimento da sua verdadeira veracidade por parte do indivíduo.
Além disso, é notório a falta de autonomia nas leis existentes no combate contra as fake news. Desse modo, de acordo com o filósofo Toffler, o Estado, pela sua natureza, é incapaz de obedecer suas próprias leis, de forma a ser ineficiente e contraditório como legislador. Consoante a isso, o governo, como orgão legislador, não tem uma grande autonomia nas leis ao combate as fake news, e não pune devidamente os culpados.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o combate ao compartilhamento de fake news. Dessa maneira, cabe ao governo, punir devidamente os compartilhadores de notícias falsas, por meio da alteração na legislação, a fim de amenizar esses problema. Somente assim, haverá maior procura de fontes confiáveis, combatendo o compartilhamento de notícias falsas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.