Diante dessa perspectiva, a presença da língua inglesa, na contemporaneidade, como “linguagem universal” retrata a permanência do papel do idioma como expressão de poder. Sob essa ótica, o sociólogo francês Èmile Durkheim defendia que a sociedade é capaz de moldar o homem, o seu comportamento e ideais. Dessa maneira, a obrigatoriedade social de se aprender o inglês para se conectar ao mundo e as oportunidades, representa o pensamento defendido por Durkheim, visto que a fala é um dos principais modos do indivíduo expressar a sua cultura e pensamento. Assim, torna-se recorrente ainda a repressão de nativos dessa língua sobre estrangeiros, logo que embora o indivíduo possua fluência, desvios de proveniência advindos do sotaque são comuns.
Ademais, no Brasil, o processo colonial retratou a hegemonia da cultura portuguesa sobre os povos tradicionais, tal pensamento eurocêntrico caracterizou-se pela crença de que apenas o modo como os europeus se comunicavam seria o correto. Sob essa ótica, o interesse dos colonizadores em declarar o português como único idioma da, até então, colônia contribuiu para a extinção de diversas expressões e tradições indígenas. Logo, o preconceito linguístico ainda se dá pela herança colonial das ideias de superioridade dos europeus sobre a América Latina.
Em suma, torna-se imprescindível a adoção de medidas que venham conter a discreminação da linguagem entre povos. Para isso, cabe à Organização das Nações Unidas (ONU) - órgão responsável por políticas econômicas e sociais que visem o desenvolvimento das nações - ensinar sobre a importância da diversidade cultural por meio da promoção de palestras em escolas ao redor do globo, ministradas por professores e sociólogos, a fim de que todos os idiomas e culturas possam ser valorizados e respeitados. Somente assim, ações como a de Vargas e da colonização serão apenas aspectos do passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada