Para começar, é válido ressaltar que a imposição de padrões de beleza é o principal fomentador da banalização das cirurgias plásticas. Isso ocorre por meio da definição de que um único tipo de aparência deve ser considerado bonito e aceitável, excluindo todas as outras formas de representação estética e causando o sentimento de desprezo e preconceito para com essas. Consequentemente, pessoas que não fazem parte desse padrão tendem a desenvolver baixa autoestima, recorrendo às cirurgias plásticas para se encaixar nele. Sob essa perspectiva, o filme "Pequena Miss Sunshine" conta a história de Olive, uma menina que é convidada a participar de um concurso de beleza, mas ao chegar lá percebe que sua aparência é diferente das outras participantes, passando a ficar insegura.
Ademais, as redes sociais contam como um agravante nessa questão, uma vez que elas possuem grande potencial de induzir o comportamento dos usuários. Sob essa ótica, os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer explicam como a Indústria Cultural impõe padrões de comportamento através da manipulação midiática, com o intuito de estimular o consumismo, denominando esse conceito como "Cultura de Massa". Isso porque, como o próprio nome aponta, há uma grande quantidade de influenciadores digitais que se submetem a procedimentos estéticos repetidas vezes, por meio de parcerias com clínicas e cirurgiões, para fins de publicidade. Como resultado, inúmeras pessoas sentem-se persuadidas e acabam por aderir às cirurgias plásticas.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto ao Ministério da Saúde, informar a população a respeito dos riscos das cirurgias plásticas e quando é necessário efetuá-las, através de palestras nas escolas com especialistas, a fim de formar cidadãos mais conscientes. Por fim, os veículos mediáticos de ampla abrangência devem promover a representatividade, por meio de filmes e séries com protagonistas fora dos padrões estéticos socialmente impostos, com o fito de proporcionar a autoaceitação dos espectadores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.