Nesse sentido, é válido pontuar a falta de experiência como uma das principais barreiras enfrentadas pela juventude ao pretenderem entrar nas áreas de negócios. O conceito de mais-valia relativa, segundo Karl Marx, estaria ligado ao processo de avanço científico e tecnológico, ou seja, as empresas evoluem seus meios de produção, introduzindo esses novos processos. Sob essa ótica, essa população mais nova não possui a alta aptidão exigida pelo mercado, visto que milhões de jovens não tiveram acesso a cursos de nível superior, ou de formação técnica. Consequentemente, não conseguindo um emprego pela falta de qualificação.
Além disso, percebe-se também a competitividade acirrada no ramo de serviços como obstáculo. Isso ocorre, de fato, com o aumento de pessoas em busca de um emprego, essas vagas são disputadas por um grande número de candidatos. Isso exige da mocidade um diferencial competitivo, mas, devido à insuficiência de prática e qualificação, as firmas optam pelos concorrentes mais experientes, isto é, pessoas com mais anos de trabalho destacam-se entre aquelas que nunca trabalharam. Prova disso é uma pesquisa feita pela TrendSity e McDonald's, a qual mostra que a falta de experiência é a barreira de 77% dos jovens de conseguirem o primeiro emprego.
Portanto, faz-se necessário superar as dificuldades que impedem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Para isso, urge que o poder executivo - na esfera federal - aumente a verba direcionada a educação, capacitando as escolas por meio de cursos técnicos integrados no período do ensino médio, além de ampliar programas de estágios para todos os 5570 municípios brasileiros e promover parcerias entre empresas e instituições de ensino, visando facilitar a transição de jovens para o mundo profissional. Afinal, o intuito é que eles consigam ingressar e progredir no ramo de atividades trabalhistas, e não sejam como a macabéa, sem um lugar na "terra dos homens".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada