Em primeiro plano, veio para garantir uma série de direitos as mais diversas camadas da sociedade, baseando-se nas três dimensões da declaração dos direitos humanos, são elas: liberdade, fraternidade e igualdade porém uma coisa é a letra da lei e outra a realidade e essa realidade é muito diferente, o Brasil hoje possui verdadeiros desafios com relação a efetivar os direitos que seu povo possui como por exemplo a educação, transporte público, saúde e trabalho os quais estão precarizados para a grande parcela da sociedade.
Nesse contexto, temos uma série de problemas estruturais, a educação em 2021 apresentou dados alarmantes quanto a evasão escolar com cerca de 30% dos jovens com idade de 12 a 17 anos optando por abandonarem a escola. Outro setor é o ligado ao trabalho com um aumento significante dos trabalhadores informais os quais não possuem seguridade nos seus empregos e que já passam dos 30 milhões com crescimento acumulativos desde 2016.
Portanto, é preciso que a população cobre aos seus governantes a real efetivação dos seus direitos, pois um povo sem educação, saúde e renda não possui também liberdade, igualdade e fraternidade. Um dos meios para melhorar essa situação seria uma maior distribuição de renda e estender políticas públicas e investimentos em áreas mais carentes, quanto mais carente maior seria o investimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.