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Por PedroAlex
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#121617
O trânsito é uma parte intrínseca da vida moderna, conectando pessoas e lugares. No entanto, muitas vezes, esse espaço compartilhado se torna palco de tensões, agressões e violações dos direitos humanos. Promover uma cultura de paz e respeito no trânsito é uma necessidade premente para garantir a segurança e a dignidade de todos os envolvidos. Nesta redação, exploraremos os caminhos para a promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito.

A educação desempenha um papel crucial na promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito. Começando desde a infância, as crianças podem aprender valores como respeito, empatia e responsabilidade no trânsito. Escolas podem incluir a educação no trânsito em seus currículos, apresentando conceitos de segurança viária e promovendo a cidadania responsável. Além disso, campanhas de conscientização nas escolas podem destacar histórias de impacto, mostrando às crianças e adolescentes as consequências reais de comportamentos imprudentes.

As campanhas de sensibilização desempenham um papel importante na mudança de comportamento no trânsito. Através da comunicação eficaz, é possível tocar o coração e a mente das pessoas, incentivando-as a adotar comportamentos mais seguros e respeitosos.

A promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito é uma tarefa que exige esforços contínuos de governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. Educação, fiscalização, infraestrutura adequada, comunicação eficaz e justiça são os caminhos essenciais para alcançar esse objetivo. É fundamental reconhecer que todos têm um papel a desempenhar na construção de um trânsito mais seguro e respeitoso, onde a dignidade e os direitos humanos de todos sejam protegidos. A cultura de paz no trânsito não é apenas um ideal, mas uma necessidade urgente que contribuirá para um mundo mais seguro e harmonioso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por leon8rdo
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#121631
COMPÊTENCIA 1
Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Sua nota nessa competência: 180 de 200 pontos (90%).
Você demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.


COMPÊTENCIA 2

Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
Sua nota nessa competência: 160 de 200 pontos (80%).
Você desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.


COMPÊTENCIA 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência: 140 de 200 pontos (70%).
Você apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.


COMPÊTENCIA 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência: 160 de 200 pontos (80%).
Você articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.


COMPÊTENCIA 5

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.
Sua nota nessa competência: 140 de 200 pontos (70%).
Você elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.


Considerações finais:
É um bom texto, porém, não atende a todos os requisitos necessários de uma dissertação-argumentativa.

Sugestão:

1) No trecho "Nesta redação", sugiro substituir por "Neste texto" ou "Neste ensaio". Evite referências diretas à própria redação dentro do texto.

2) No segundo parágrafo do desenvolvimento ("As campanhas..."), seria interessante exemplificar com algum caso real ou estatística que comprove a eficácia das campanhas de sensibilização.

3) No último parágrafo, sugiro reforçar a importância da participação ativa de todos os envolvidos no trânsito, como motoristas, pedestres e ciclistas e, deixar mais claro os componentes que formam uma proposta de intervenção - modelo Enem.

Ah, estude repertórios socioculturais para inserir conforme o tema proposto. Senti falta dos repertórios...
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