A educação desempenha um papel crucial na promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito. Começando desde a infância, as crianças podem aprender valores como respeito, empatia e responsabilidade no trânsito. Escolas podem incluir a educação no trânsito em seus currículos, apresentando conceitos de segurança viária e promovendo a cidadania responsável. Além disso, campanhas de conscientização nas escolas podem destacar histórias de impacto, mostrando às crianças e adolescentes as consequências reais de comportamentos imprudentes.
As campanhas de sensibilização desempenham um papel importante na mudança de comportamento no trânsito. Através da comunicação eficaz, é possível tocar o coração e a mente das pessoas, incentivando-as a adotar comportamentos mais seguros e respeitosos.
A promoção da cultura de paz e direitos humanos no trânsito é uma tarefa que exige esforços contínuos de governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. Educação, fiscalização, infraestrutura adequada, comunicação eficaz e justiça são os caminhos essenciais para alcançar esse objetivo. É fundamental reconhecer que todos têm um papel a desempenhar na construção de um trânsito mais seguro e respeitoso, onde a dignidade e os direitos humanos de todos sejam protegidos. A cultura de paz no trânsito não é apenas um ideal, mas uma necessidade urgente que contribuirá para um mundo mais seguro e harmonioso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.