A característica histórica dos direitos humanos permitiu que estes pudessem evoluir conforme as necessidades da sociedade. Ao longo da história da humanidade, existiram períodos em que a vida humana se viu banalizada, desde julgamentos arbitrários de monarcas sobre seus súditos até numerosas mortes causadas por guerras, sejam de guerreiros ou civis. Com estes acontecimentos, foram criados mecanismos que pudessem conter estas barbaridades, como exemplo, a carta ao Rei João sem terra que diminuiu o poder do rei e, consequentemente, trouxe um julgamento mais adequado ante às condutas dos súditos. Outro exemplo é a Declaração Universal de Direitos Humanos que, em um contexto de pós Segunda Guerra Mundial, trouxe dispositivos para amenizar os efeitos de possíveis guerras e garantir a dignidade de todos.
Além disto, outras questões são abarcadas pelos direitos humanos com o intuito de melhorar a vida das pessoas. Citando novamente a Declaração Universal de Direitos Humanos, esta que serve como modelo a ser seguido por todas as nações, propõe o direito à educação primária e fundamental de forma gratuita, além de um ensino técnico-profissional e superior acessíveis. Desta forma, pessoas que não se encontram em uma posição social privilegiada podem, por meio da educação, capacitar-se e mudar a sua realidade e das pessoas ao redor, melhorando assim a qualidade de vida dos mais necessitados.
Portanto, resta evidente que garantir os direitos humanos é muito importante para a vida em sociedade, trazendo benefícios que podem perdurar por muitas gerações. O ser humano se torna cada vez mais digno e livre de situações cruéis ou degradantes, buscando assim tornar a vida em sociedade mais sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada