Avatar do usuário
Por Zodd
Quantidade de postagens
#122012
Após a segunda guerra mundial, foi promulgada no ano de 1948 em Paris a Declaração Universal dos direitos humanos, que posteriormente serviria de inspiração para as constituições de diversos países no qual deles o Brasil encontra-se com a famosa constituição cidadã e seu capítulo a respeito dos direitos fundamentais e seu artigo 5.
Em primeiro plano, veio para garantir uma série de direitos as mais diversas camadas da sociedade, baseando-se nas três dimensões da declaração dos direitos humanos, são elas: liberdade, fraternidade e igualdade porém uma coisa é a letra da lei e outra a realidade e essa realidade é muito diferente, o Brasil hoje possui verdadeiros desafios com relação a efetivar os direitos que seu povo possui como por exemplo a educação, transporte público, saúde e trabalho os quais estão precarizados para a grande parcela da sociedade.
Nesse contexto, temos uma série de problemas estruturais, a educação em 2021 apresentou dados alarmantes quanto a evasão escolar com cerca de 30% dos jovens com idade de 12 a 17 anos optando por abandonarem a escola. Outro setor é o ligado ao trabalho com um aumento significante dos trabalhadores informais os quais não possuem seguridade nos seus empregos e que já passam dos 30 milhões com crescimento acumulativos desde 2016.
Portanto, é preciso que a população cobre aos seus governantes a real efetivação dos seus direitos, pois um povo sem educação, saúde e renda não possui também liberdade, igualdade e fraternidade. Um dos meios para melhorar essa situação seria uma maior distribuição de renda e estender políticas públicas e investimentos em áreas mais carentes, quanto mais carente maior seria o investimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
2072 Exibições
por EwerTrojan
0 Respostas 
419 Exibições
por estermerissa
0 Respostas 
102 Exibições
por Victor1801
Utopia dos direitos humanos
por Belleheyisa    - In: Outros temas
0 Respostas 
322 Exibições
por Belleheyisa
0 Respostas 
87 Exibições
por juliannaaa
6 Respostas 
847 Exibições
por carlaburi02
2 Respostas 
3086 Exibições
por leon8rdo
1 Respostas 
2091 Exibições
por analarrisa72
0 Respostas 
435 Exibições
por Joenem4567
5 Respostas 
667 Exibições
por Alunaaaamed

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

A lei nº 12.965, conhecida como marco civil d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM