A série documental "Nosso Planeta", tece uma críticados impactos nocivos causados pelo ser humano no meio ambiente. Fora da obra não-ficcional, o Brasil demonstra as mesmas conotações no que se refere aos impactos do Greenwashing na sociedade brasileira. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, com virtude da insuficiência das leis e da priorização de interesses financeiros.
Sob esse viés, a falha legistativa configura-se como um complexo dificultador. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do meio em que estão inserido. Entretanto, essa legislação não é eficaz no que tange aos impactos do Greenwashing na sociedade, uma vez que empresas utilizam esse para promover uma imagem positiva, porém, promovem uma a proproganda irreal. Assim, com esse enfraquecimento da lei, dificulta-se a resolução desse impasse.
Além disso, cabe ressaltar que a priorização de interesses financeiros é um fator determinante para o problema. O conceito de Industria Cultural, cunhado pelo filósofo Theodor Adorno, critica a valorização dos bens culturais no contento do capitalismo cultural. Nesse contexto, problemos como o Greenwashing florescem em virtude da supremacia de interesses financeiros, que ganham grandes proporções. Assim, tem-se a apropriação de virtudes ambientalistas por organizações, o que acaba por agravar o problema.
Portanto, é evidente que tais entraves precisam ser solucionados. Logo, é preciso que ONG's criem, em parceria com umidias de grande acero, campanhas nas redes sociais que façam essas instituições repensarem a priorização de seus interesses e que conscientizem a população sobre esse problema. O objetivo é abordar e refletir a atuação desses interesses e os impactos do Greenwashing. Expera-se, também, uma melhora legislativa no que tange o problema. Dessa forma, o Brasil poderá superar o Greenwashing.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.