Em primeiro plano, evidencia-se que a crise na economia afetou a oferta de empregos no país. Essa lógica é comprovada pelas crescentes demissões por falta de verba e a diminuição da abertura de novas vagas de emprego. Desse modo a instabilidade econômica atua como fator perpetuador do processo de inocupação. Logo, é essencial a mudança desse quadro.
Similarmente, é relevante pontuar que a falta de capacitação relativa as novas tecnologias contribui para a dificuldade de inserção no mercado. Isso decorre, principalmente, pelo fato de uma formação não garantir que o graduado saiba lidar com a tecnologia atual, sendo necessário o investimento em sua preparação, que raramente acontece. Nesse sentido, há, de fato, uma omissão por parte do Governo e das próprias empresas. Consequentemente, a conquista de uma vaga se torna uma disputa injusta.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para alcançar a segurança econômica e política, como também para garantir a aptidão que as novas dinâmicas de trabalho exigem. Posto isso, o Governo Federal deve, por meio dos Ministérios da Educação e do Trabalho, promover programas de treinamento que instruam o indivíduo a lidar com as demandas atuais. Tal plano deverá garantir que os trabalhadores tenham suas habilidades equiparadas e oportunidades proporcionais. Ademais, o Governo deve também mediante projetos, buscar garantir a estabilidade do sistema econômico. Dessa maneira, as oportunidades de crescimento existirão e serão melhor aproveitadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.