Em primeira instância, cabe analisar que o trabalho infantil ainda é muito presente na sociedade brasileira, principalmente em regiões mais pobres. Neste cenário, as crianças são postas ao trabalho por necessidade de gerar uma renda extra para família, ou mesmo para cuidar de afazeres domésticos, como limpar a casa, fazer comida, até mesmo cuidar dos irmão mais novos. Tal situação é extremamente contraditória ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que proíbe qualquer tipo de atividade laboral por menores de 16 anos. Dessa forme fica evidente a ineficácia do governo em desenvolver políticas públicas que combatam o trabalho infantil.
Além disso os índices de evasão escolar vem crescendo mais a cada ano. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), só em 2021, cerca de 11% das crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Nessa conjuntura, muitos acabam abandonando a escola por não conseguirem conciliar o trabalho e os estudos ao mesmo tempo, ou muita vezes pela rotina exaustiva do trabalho. Tal situação leva muitas crianças e adolescentes ao analfabetismo, dificuldades em se relacionar, e futuros desafios para se inserirem no mercado de trabalho.
Portanto, fica evidente que ações precisam ser tomadas pelo Estado. Nessa perspectiva, o Governo Federal, em conjunto ao Ministério do Trabalho, devem propor políticas públicas mais eficazes, aumentando a fiscalização em regiões com maiores índices de trabalho infantil. Além do mais, o Ministério do Desenvolvimento deve aumentar a assistência à famílias mais pobres, disponibilizando um renda auxiliar de acordo com a necessidade de cada família. Busca-se com essas medidas, acabar com o trabalho infantil e caminhar rumo ao maior desenvolvimento da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.