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Por Beatedros
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#118889
Nos últimos anos, o Brasil passou por diversos avanços sociais, políticos e científicos, o que contribuiu para o desenvolvimento de alguns setores. Entretanto, o trabalho infantil ainda configura um grave problema social que precisa ser sanado. Nesse contexto, é preciso analisar o trabalho doméstico infantil e a evasão escolar, que muitas vezes são questões designadas e normalizados pelos próprios pais.
Em primeira instância, cabe analisar que o trabalho infantil ainda é muito presente na sociedade brasileira, principalmente em regiões mais pobres. Neste cenário, as crianças são postas ao trabalho por necessidade de gerar uma renda extra para família, ou mesmo para cuidar de afazeres domésticos, como limpar a casa, fazer comida, até mesmo cuidar dos irmão mais novos. Tal situação é extremamente contraditória ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que proíbe qualquer tipo de atividade laboral por menores de 16 anos. Dessa forme fica evidente a ineficácia do governo em desenvolver políticas públicas que combatam o trabalho infantil.
Além disso os índices de evasão escolar vem crescendo mais a cada ano. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), só em 2021, cerca de 11% das crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Nessa conjuntura, muitos acabam abandonando a escola por não conseguirem conciliar o trabalho e os estudos ao mesmo tempo, ou muita vezes pela rotina exaustiva do trabalho. Tal situação leva muitas crianças e adolescentes ao analfabetismo, dificuldades em se relacionar, e futuros desafios para se inserirem no mercado de trabalho.
Portanto, fica evidente que ações precisam ser tomadas pelo Estado. Nessa perspectiva, o Governo Federal, em conjunto ao Ministério do Trabalho, devem propor políticas públicas mais eficazes, aumentando a fiscalização em regiões com maiores índices de trabalho infantil. Além do mais, o Ministério do Desenvolvimento deve aumentar a assistência à famílias mais pobres, disponibilizando um renda auxiliar de acordo com a necessidade de cada família. Busca-se com essas medidas, acabar com o trabalho infantil e caminhar rumo ao maior desenvolvimento da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#118953
NOTA FINAL 860!
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

Na introdução, você abordou bem o tema ao mencionar o trabalho infantil como um problema social no Brasil. No entanto, seria interessante se você trouxesse uma contextualização mais ampla sobre a situação atual do país em relação aos avanços sociais e políticos mencionados anteriormente. Isso ajudaria a estabelecer uma conexão entre esses avanços e a persistência do trabalho infantil.

No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você apresentou argumentos relevantes sobre as causas do trabalho infantil relacionadas à necessidade de renda extra das famílias e às tarefas domésticas atribuídas às crianças. Porém, faltou citar fontes ou dados estatísticos que embasem essas informações. É importante sempre fundamentar seus argumentos com fatos concretos para fortalecer sua argumentação.

No segundo parágrafo de desenvolvimento, você abordou a evasão escolar como consequência direta do trabalho infantil. Novamente, seria interessante trazer dados ou exemplos específicos para ilustrar essa realidade no Brasil. Além disso, vale ressaltar que é necessário fazer uma conexão mais clara entre os dois problemas discutidos (trabalho infantil e evasão escolar), mostrando como eles estão interligados.

Na conclusão, você propôs algumas medidas importantes para combater o trabalho infantil, como a intensificação da fiscalização e o aumento da assistência às famílias mais pobres. No entanto, é fundamental que você desenvolva melhor essas propostas, detalhando como elas seriam implementadas e quais seriam os possíveis resultados esperados.

No aspecto linguístico, seu texto apresenta uma boa organização das ideias e utiliza conectivos adequados para articular as partes do texto. Apenas tome cuidado com alguns erros de concordância verbal ("ficam evidente", "muita vezes") que podem comprometer a clareza da sua mensagem.

Em resumo, sua redação possui um bom potencial, mas é importante trabalhar na fundamentação dos argumentos com dados concretos e no desenvolvimento das propostas de intervenção. Além disso, revise atentamente a gramática para evitar erros que possam prejudicar a compreensão do texto.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais esclarecimentos sobre algum ponto específico, estou à disposição.

Sua redação possui 14 desvios!
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Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#118961
Oi boa noite, minhas observações vão ao encontro das feitas pelo OlrenBeat.
Bons estudos!
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