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Por MillyAraujo
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira a crítica de Saramago é verificada no tráfico de pessoas, que por sua vez é considerado crime inalienável por violar os direitos humanos. Logo deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: vulnerabilidade socioeconômica e negligência governamental.
Nesse contexto, em primeira análise, a vulnerabilidade socioeconômica é um desafio presente no problema. De acordo com o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas, só em 2013 foram resgatados 2089 trabalhadores em situação de escravidão, visto que, são homens entre 18 e 30 anos, em sua maioria sem escolaridade, que são atraídos por propostas irrecusáveis.
Além disso, outro fato influenciador é a negligência governamental. Para Thomas Hobbes o Estado é responsável por garantir os direitos dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada no que diz respeito aos direitos daqueles que se tornam vítimas do tráfico de pessoas, uma vez que, ao serem explorados sexualmente e estarem em um trabalho escravo seu direito a integridade física e sua liberdade, respectivamente, são violados.
Portanto, medidas são necessárias para reverter a problemática. Para isso, o Poder Legislativo deve sair da inércia que se encontra e propor leis rigorosas para aqueles que praticam o tráfico de pessoas. Tal ação pode, ainda, ser divulgada pela mídia de massa para que a população tome conhecimento e lhe chegue coragem para denunciar. Paralelamente, é preciso intervir sobre a vulnerabilidade socioeconômica presente na questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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