Afirmando a premissa de Hobbes “o homem é o lobo do homem”, o tráfico de pessoas é feito por pessoas para as pessoas que o consomem. À vista disso, em se tratando da temática do turismo sexual, de acordo com a CNN Brasil, a maior parte de suas vítimas são mulheres, sendo, ainda, 63% negras. Assim, fica evidente que, nesses casos, trata-se também de uma questão de gênero, por serem mulheres suas maiores vítimas; classe, já que estas são seduzidas com a proposta de uma vida melhor; e, por fim, cor, visto que mulheres negras representam a maior parte das vítimas.
Ainda, assim como as mulheres, os homens também sofrem com o tráfico de pessoas, correspondendo às principais vítimas para o trabalho escravo. Recentemente, através de uma operação, foi exposto ao público o caso de trabalho análogo à escravidão de mais de 200 homens em vinícolas do estado do Rio Grande do Sul (BR). Seus trabalhadores somente conseguiram efetuar a denúncia porque fugiram, ou seja, esse tipo de ilícito é muito organizado e bem articulado, de modo a dificultar sua descoberta.
Portanto, por se tratar de um assunto presente na sociedade contemporânea, o tráfico de pessoas deve ser combatido. Os agentes públicos, como a Polícia Federal juntamente ao Poder Judiciário, devem efetuar uma fiscalização mais eficiente de modo a ser possível a aplicação das devidas sanções aos criminosos. Todavia, medidas simples também podem ser tomadas pela população, como desconfiar de propostas de emprego fácil e lucrativo e de pessoas que prometem melhoras repentinas de vida, e é fundamental a divulgação dessas medidas tanto nas escolas como na mídia de modo a evitar a ignorância e o surgimento de mais vítimas do tráfico de pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.