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Por rebeccafroio
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A telenovela brasileira “Salve Jorge” (2012 – 2013) retrata sobre a temática do tráfico de pessoas, focando no turismo sexual, a qual jovens são recrutadas com a promessa de oportunidades de trabalho e de uma nova vida, mas, na realidade, são deparadas com a prostituição, violência e venda de seus corpos em casas noturnas e boates. Análogo ao cenário fictício, o assunto é recorrente na atualidade, não se limitando, inclusive, apenas ao turismo sexual, mas, também, na exploração do trabalho em condições equivalentes à escravidão, e em tantas outras formas de enriquecimento ilícito utilizando-se de outrem.

Afirmando a premissa de Hobbes “o homem é o lobo do homem”, o tráfico de pessoas é feito por pessoas para as pessoas que o consomem. À vista disso, em se tratando da temática do turismo sexual, de acordo com a CNN Brasil, a maior parte de suas vítimas são mulheres, sendo, ainda, 63% negras. Assim, fica evidente que, nesses casos, trata-se também de uma questão de gênero, por serem mulheres suas maiores vítimas; classe, já que estas são seduzidas com a proposta de uma vida melhor; e, por fim, cor, visto que mulheres negras representam a maior parte das vítimas.

Ainda, assim como as mulheres, os homens também sofrem com o tráfico de pessoas, correspondendo às principais vítimas para o trabalho escravo. Recentemente, através de uma operação, foi exposto ao público o caso de trabalho análogo à escravidão de mais de 200 homens em vinícolas do estado do Rio Grande do Sul (BR). Seus trabalhadores somente conseguiram efetuar a denúncia porque fugiram, ou seja, esse tipo de ilícito é muito organizado e bem articulado, de modo a dificultar sua descoberta.

Portanto, por se tratar de um assunto presente na sociedade contemporânea, o tráfico de pessoas deve ser combatido. Os agentes públicos, como a Polícia Federal juntamente ao Poder Judiciário, devem efetuar uma fiscalização mais eficiente de modo a ser possível a aplicação das devidas sanções aos criminosos. Todavia, medidas simples também podem ser tomadas pela população, como desconfiar de propostas de emprego fácil e lucrativo e de pessoas que prometem melhoras repentinas de vida, e é fundamental a divulgação dessas medidas tanto nas escolas como na mídia de modo a evitar a ignorância e o surgimento de mais vítimas do tráfico de pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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